Programa de incentivo ao plantio de sisal será lançado quinta-feira (29) no RN

Ouvir Áudio

Grandes iniciativas para incentivar o plantio do sisal. Isso é o que reserva o Projeto de Ações de Incentivo ao Sisal no Estado do Rio Grande do Norte (PRAISI), que será lançado quinta-feira, às 14h, e terá como anfitrião a indústria Sisaltec, instalada no Distrito Industrial de Natal (RN).

O PRAISI está sendo desenvolvido pelo Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Sisaltec, Senar e Banco do Brasil. O grande objetivo é mostrar para o agricultor potiguar os negócios que podem ser empreendidos a partir do plantio do sisal.

O sisal é uma planta com origem no Mexico, mas que se adaptou muito bem ao semiárido nordestino. Ela possui a fibra vegetal mais dura de que se tem conhecimento, que é usada na produção de cordas e fios biodegradáveis, além de tapetes, artesanatos e vários outros produtos. De acordo com a Embrapa, hoje o maior produtor no Brasil é o estado da Bahia, seguido pela Paraíba e pelo Rio Grande do Norte. Mas isso ja foi diferente no passado, quando o RN, junto com a Paraíba eram os maiores produtores. O projeto PRAISI vai recuperar esta cultura, que tem um importante papel social.

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *