RN recebe mais 14 pacientes com covid-19 vindos do Amazonas

Ouvir Áudio

Foto: Robson Araújo

O Rio Grande do Norte recebeu na noite desse sábado (30) mais 14 pacientes com covid-19 vindos do Amazonas. Inicialmente, 17 pessoas seriam transferidas para Natal. No entanto, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde Pública, três não conseguiram embarcam.

Após a chegada na capital potiguar, os pacientes foram divididos em três hospitais. Quatro pacientes foram para o Hospital Giselda Trigueiro, cinco para o Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol) e outros cinco para o Hospital de Campanha de Natal.

De acordo com o governo do RN, durante a transferência dos pacientes, não houve intercorrências graves. Apenas um pacientes precisou ir direto para a UTI no Huol, mas em condição estável. Além disso, outros dois inspiraram maiores cuidados, mas também foram estabilizados.

A Secretaria Estadual de Saúde Pública coordenou a organização da estrutura necessária dentro da operação RN Solidário para fazer o transporte e o acolhimento dos pacientes no Giselda Trigueiro, com todos os protocolos de biossegurança necessários. Com desembarque na Base Aérea de Natal, o grupo veio em vôo custeado pelo Ministério da Saúde e pelo Governo do Amazonas.

“Esta é a 3ª operação para acolher os pacientes vindos de Manaus, ao todo foram 40 pessoas que receberam ou ainda estão recebendo tratamento no nosso estado, e 14 já tiveram alta. Estamos prontos para receber esses grupos e contribuir de forma solidária para que o sistema de saúde de Manaus possa ser normalizado”, pontua o Secretário Estadual de Saúde, Cipriano Maia.

A taxa de ocupação dos leitos específicos para tratamento da Covid-19 encontra-se atualmente com nível de ocupação de 60%. Com esse índice em boas condições, a expectativa da Secretaria Estadual de Saúde é continuar cooperando com ações de ajuda a Manaus, caso haja demanda.

PORTAL DA TROPICAL.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<