Governo do RN elabora protocolo para acelerar atendimento das ações da Defesa Civil

Ouvir Áudio

A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED) deu início à elaboração de um plano de ação para dar celeridade ao atendimento das ações realizadas pela Defesa Civil Estadual em casos de eventos adversos, como alagamentos, desmoronamentos, explosões, chuvas intensas, secas e estiagens, incêndios florestais, e até mesmo pandemias.

Para isso, um primeiro encontro, realizado nesta quarta-feira (2), reuniu coordenadores e representantes das defesas civis municipais de Natal, Parnamirim, Macaíba, Ceará-Mirim e Extremoz, que estão formatando o protocolo que deve ser adotado já a partir do atendimento feito pelos operadores do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública, o CIOSP.

Em outras palavras, significa dizer que, já a partir de agora, com a chegada de mais um período chuvoso, os agentes que atuam na segurança pública passarão a adotar um sistema padronizado de acionamento e trabalho integrado para atender a população em ocorrências que envolvam toda e qualquer ação que necessite da Defesa Civil – seja com salvamento e resgate de vítimas e/ou isolamento de áreas afetadas por desastres de todos os portes.

Tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Militar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, Marcos Carvalho explica que o objetivo, neste primeiro momento, é que o protocolo seja implantando nas cidades que compõem a Grande Natal, sendo posteriormente adotado por todos os demais municípios potiguares.

“Nossa missão é prestar um atendimento cada vez mais rápido e mais eficaz, de modo que possamos mitigar os efeitos danosos dos desastres à população”, ressaltou o tenente-coronel Carvalho.

Além de Carvalho, também participaram da reunião o coronel Kleber Macedo, diretor do CIOSP, major André, e os coordenadores das defesas civis municipais Fernanda Jucá (Natal), Laura Morais (Macaíba), César Lourenço (Extremoz), Aretuza Kaline (Ceará-Mirim) e George Bezerra (Parnamirim).

GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA E DA DEFESA SOCIAL
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

Fotos: Pedro Santiago/SESED

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *