Vida sem som: Myrian Rios comenta agravamento da surdez

Ouvir Áudio

Myrian Rios, 62, tenta se adaptar à falta de som na sua vida. A atriz anunciou recentemente que está surda. Após o pronunciamento, muitos de seus seguidores demonstraram apoio.

Em conversa com o UOL, via WhatsApp, Myrian agradeceu o carinho que vem recebendo e disse que recebeu recados de pessoas que se identificaram com seu caso. “Tenho recebido muitas mensagens de apoio e carinho. Muita gente contando suas experiências.”

Myrian estava havia 17 anos fora da TV quando voltou a atuar em As Aventuras de Poliana.

No currículo, a atriz tem participações em novelas como Ti Ti Ti (Globo, 1985), “Aquarela do Brasil” (Globo, 2000) e “O Clone” (Globo, 2002). Ela ainda teve um relacionamento com o rei Roberto Carlos nos anos 1980.

“Sou muito objetiva. Estou surda e não escuto. Agora o médico falou vamos fazer uma cirurgia. Eu estou muito feliz que meu filho está comigo, me ajudando, me dando uma força. Não estou preocupada com nada, minha única preocupação genuína é de não pecar porque quero ir para o céu.”

Segundo a atriz, o problema de audição é algo que vem da genética materna. Há 11 anos, a situação ficou crítica, e ela precisou passar por uma cirurgia para colocar um implante coclear, dispositivo eletrônico que oferece a sensação auditiva.

Myrian explica que, desde então, leva a vida tranquilamente. Mas teve dificuldades durante a pandemia, quando o aparelho apresentou defeito.

“Quando levei na manutenção, eles me informaram que a demanda por peça estava muito alta e iria demorar. “

No dia-a-dia, a atriz conta que consegue contornar o problema. Porém, ela tinha uma peça marcada para o dia 22 de maio, o monólogo “Rainha Ester”. E precisou usar um aparelho externo para que conseguisse atuar.

“Fiquei muito aflita e nervosa. Foi uma sensação estranha. Queria saber como seria no teatro, se as pessoas conseguiriam me ouvir, se eu estava falando muito alto.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *