RN pactua avanço na vacinação de pessoas por faixa etária sem comorbidades e inclusão de lactantes

Ouvir Áudio

O Governo do Rio Grande do Norte pactuou o avanço imediato da vacinação das faixas etárias de pessoas sem comorbidades e inclusão de lactantes com bebê de até 6 meses. As decisões foram tomadas em reunião, na manhã desta quarta-feira (09), na Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que contou com a participação da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e representantes dos municípios potiguares.

A partir de agora a cada nova remessa de vacinas, será feita uma divisão de 50% para o avanço em faixa etária (59 a 18 anos) – sendo que a primeira faixa será de 59 a 54 anos – e 50% em grupos prioritários, incluindo a cota para trabalhadores da educação.
Também foi pactuado a inclusão da vacinação para lactantes com bebês de até 6 meses, que deverá ocorrer juntamente com a vacinação de gestantes e puérperas no “Dia D”, a ser realizado no próximo sábado (12).

O acerto será levado à apreciação do Poder Judiciário, já que atualmente existe uma decisão judicial em caráter liminar que impede o estado de incluir ou antecipar grupos para vacinação contra a covid-19.

Panorama

O Rio Grande do Norte continua num platô alto de casos, mostrando a gravidade da situação. Nas últimas semanas, a Região Metropolitana de Natal, e os municípios de São José de Mipibú, Santa Cruz, Assu, Caicó, Mossoró e Pau dos Ferros concorreram neste aumento no número de casos.

VARIANTE B.1.617.2: caso suspeito é descartado no RN

Conforme nota divulgada na manhã desta quarta-feira (9) pela Sesap, os resultados dos exames apresentados pelo Instituto Evandro Chagas descartam a ocorrência da linhagem B.617.2, chamada de variante indiana, no caso suspeito investigado no Rio Grande do Norte.

O paciente de 29 anos, do sexo masculino, apresentava sintomas de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) e foi a óbito no dia 31 de maio de 2021.

Por Alderi Dantas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *