Vacina Coronavac é eficaz em crianças a partir de 3 anos, aponta estudo.

Ouvir Áudio

Foto: Ilustrativa

Cientistas do laboratório SinoVac publicaram nesta terça, 29, um estudo que afirma a eficácia e segurança da Coronavac em crianças e adolescentes. Em 4 de junho, a China autorizou a vacinação em crianças a partir de 3 anos – e os resultados do ensaio clínico mostram agora que, além de seguro, o imunizante é eficaz.

Segundo um artigo publicado na revista científica The Lancet 96% dos 550 voluntários entre 3 e 17 anos produziu anticorpos contra a Covid-19 após tomar duas doses do imunizante em um intervalo de 28 dias.

Apesar do resultado, o estudo ainda não confirma a eficácia da vacina nessa faixa etária. Os cientistas poderão afirmar a porcentagem de imunização apenas após a última etapa deste estudo, que atualmente está nas fases um e dois.

Para as etapas atuais do ensaio clínico, determinou-se aleatoriamente quem tomaria placebo e quem recebe a vacina. Ainda, foram testadas duas quantidades por dose: 1,5 µg ou 3 µg, e observou-se que a resposta imunológica é mais forte com a quantidade maior.

Ainda, o estudo afirmou que a resposta imunológica entre crianças e adolescentes foi maior que em adultos ou idosos – resultado semelhante às descobertas de outros laboratórios responsáveis por vacinas contra a Covid-19.

Apesar de todas as conclusões, cientistas apontam para limitações do estudo, como pequeno número de participantes, todos os voluntários da etnia Han e falta de dados sobre a resposta imunológica a longo prazo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *