Adolescente mentor de plano de ataque a escola no RN é identificado no Amazonas.

Ouvir Áudio

Mais um adolescente que planejava massacre em escolas do Rio Grande do Norte e Goiás, com outros dois jovens de mesma faixa etária, foi identificado e apreendido no estado do Amazonas. A apreensão do adolescente, que tem 14 anos, foi feita na terça-feira (17) em Manaus. O plano dos três era de promover ataques simultaneamente nos três estados, sendo o jovem amazonense o mentor dos ataques, disse a Polícia Civil do Amazonas.

“Ele foi encaminhado à Depca juntamente com seu pai. Durante depoimento, ele confessou os fatos e disse que era o mentor do plano, e que conheceu os outros dois adolescentes por meio de uma rede social. Ele contou, ainda, que para colocar o plano em prática, estava produzindo coquetéis molotov e bombas caseiras”, detalhou a delegada Joyce Coelho, titular da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca).

As diligências para chegar no adolescente começaram após um aviso de monitoramento do Laboratório de Operações Cibernéticas (Cyber-Lab), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), com conversas sobre violência e atos de terrorismo, entre o adolescente amazonense e os outros dois jovens, que já haviam sido identificados nos estados do Rio Grande do Norte e Goiás.

“Esse trio estava arquitetando um atentado que ocorreria de forma simultânea em suas respectivas cidades. Eles inclusive chegaram a estudar massacres anteriores, como o de Columbine, ocorrido nos Estados Unidos; o de Suzano, em São Paulo; e o de Realengo, no Rio de Janeiro”, explicou a delegada Joyce Coelho.

Após os procedimentos na Depca, o adolescente foi conduzido para a Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (Deaai). A delegada Elizabeth de Paula, titular da Especializada, explicou que, durante as oitivas na unidade policial, o adolescente foi atendido pela equipe de investigação, psicológicos e assistentes sociais.

“Durante depoimento, ele alegou que a motivação para ação seria o bullying que havia sofrido naquela escola. Por isso, ressalto que pais e responsáveis estejam atentos para o que os adolescentes estão passando ou que fazem na internet, pois o ambiente virtual não é uma terra sem lei, e os serviços de inteligência estão sempre alertas para tudo o que ocorre nesse meio”, ressaltou a delegada Elizabeth.

Procedimentos

O adolescente responderá por ato infracional análogo a atos de terrorismo. Ele permanecerá na Deaai para a realização dos trâmites cabíveis, e também aguardará audiência de custódia no Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM).

Fonte: Tribuna do Norte

2 thoughts on “Adolescente mentor de plano de ataque a escola no RN é identificado no Amazonas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *