Incêndio destrói 90 hectares de pasto e mata 13 cabeças de gado em MT

Ouvir Áudio

Em Mato Grosso, um incêndio causou prejuízos em propriedades rurais e matou dezenas de cabeças de gado. A região afetada pelo fogo enfrenta uma estiagem há mais de 120 dias.

O cenário é de total estrago causado pelo fogo na propriedade da família Flores, em Nova Olímpia. O incêndio destruiu cercas, áreas de preservação, quase 90 hectares de pasto e matou 13 cabeças de gado de corte.

“É uma coisa que a gente não consegue explicar. Um sentimento de impotência. A gente pensou que iria pegar fogo na casa, ficou todo mundo no meio da fumaça. Estava ventando muito forte na hora e a gente achou que fosse acabar com tudo na hora, mas Deus foi mais forte e conseguiu livrar um pouco das benfeitorias a casa, como o curral que nós temos”, relata o pecuarista José Roberto Flores.

Na propriedade que foi atingida pelo incêndio, a família conseguiu salvar a criação de porcos, galinhas, ovinos e grande parte do rebanho bovino de 250 animais. No entanto, algumas vacas ficaram feridas pelo fogo.

“Estamos medicando 18 vacas que foram queimadas. A parte de reserva queimou tudo, a nascente de água, então foi uma perda muito grande, um desespero. O fogo era muito forte na cana, na mata que faz divisa com a nossa propriedade e não deu como segurar. Em questão de meia hora o fogo destruiu tudo. A matéria orgânica vai uns cinco anos para recuperar, é muito doído”, desabafa o pecuarista José Flores, que é pai de José Roberto Flores.

De acordo com a Defesa Civil de Nova Olímpia, o incêndio foi acidental e teve início no domingo às margens da rodovia MT-358. O fogo chegou a ser controlado, mas o vento e a vegetação seca ajudaram a espalhar as chamas. Além da propriedade da família Flores, outras também foram atingidas pelo fogo, que matou ao todo, 30 cabeças de gado e destruiu mais de 1,5 mil hectares entre áreas de reserva legal, canaviais e pastagens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *