Subestação Elétrica de Taipu é inaugurada na região do Mato Grande

Ouvir Áudio

A Subestação Elétrica Taipu foi inaugurada, na Região do Mato Grande, pela Companhia Energética do Rio Grande do Norte. Esta é a quarta central de distribuição que a empresa coloca em operação este ano, que irá reforçar o fornecimento de energia para 115 mil potiguares em oito municípios.
Canindé Soares

Ao ser inaugurada, a Subestação Taipu ampliou a oferta de energia para os municípios de Taipu, Poço Branco, Ceará-Mirim, Pureza, João Câmara, Ielmo Marinho, Santa Maria e Bento Fernandes, reforçando o sistema elétrico de uma região importante para a agricultura, pecuária e laticínios do estado.

Para o presidente da Neoenergia Cosern, Márcio Caires Vasconcelos, a inauguração da Subestação Taipu reforça o compromisso da concessionária com os potiguares. “A entrega desta nova Subestação é mais uma evidência de que a empresa vem mantendo seus níveis de investimentos, mesmo num cenário ainda adverso, que resultam em indicadores de qualidade do fornecimento de energia continuamente melhores em todo o Estado”, disse.

No encerramento do primeiro semestre de 2021, a distribuidora potiguar comemorou os indicadores de fornecimento de energia elétrica da sua história, parametrizados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

O DEC (Duração Equivalente de Interrupção por Consumidor) anualizado foi de 7,89, melhor do que o limite regulatório estabelecido pela Aneel de 11,35. Já o FEC anualizado (Frequência Equivalente de Interrupção por Consumidor) registrado no mesmo período foi de 3,08 – melhor do que os 7,53 estabelecidos pela Aneel.

No geral, em média, os potiguares tiveram energia elétrica disponível durante 99,91% de todas as 8.760 horas do ano. As eventuais interrupções no fornecimento foram cada vez mais raras e, quando aconteceram, foram restabelecidas cada vez mais rápido.

“Esses indicadores históricos são resultado dos investimentos em construção de novas subestações, tecnologia e expansão de redes que se refletem na qualidade dos serviços prestados aos nossos 1,5 milhão de clientes”, comemora Márcio Caires.

Informações técnicas
A Subestação Taipu é atendida por uma linha de transmissão em 69 kV com 900 metros de extensão (seccionada a partir da linha de transmissão entre Ceará Mirim e João Câmara), possui três alimentadores (circuitos de média tensão) e um transformador com capacidade instalada de 10/12,5 MVA, além de outros equipamentos de alta tecnologia.

Todas as 75 subestações da Cosern espalhadas pelo estado são dotadas de equipamentos de alta tecnologia de automação que possibilitam a operação e o monitoramento on-line e à distância da qualidade e da continuidade do fornecimento de energia elétrica. Tudo é controlado de forma on line e em tempo real pelo Centro de Operação Integrada (COI) da Cosern, situado em Natal, que faz a gestão das subestações e da rede de distribuição em todo o estado.

Com informações da Neoenergia Cosern.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *