Sesap distribui 58 mil vacinas contra covid para diminuir déficit de D2

Ouvir Áudio

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) distribuiu, nesta quinta-feira (28), 58.295 doses de vacinas contra a Covid-19. A maior parte do lote – 29.461 vacinas – vem da reserva técnica e está sendo distribuída a partir de um acerto entre a gestão estadual e os municípios para cobrir parte do déficit de segunda dose do imunizante Astrazeneca/Fiocruz.

De acordo com a Sesap, a falta das doses é ocasionada pelo atraso na remessa por parte do Ministério da Saúde dentro do prazo para completar o esquema vacinal.

Em levantamento feito recentemente, a Sesap constatou junto às gestões municipais que estão em falta mais de 70 mil doses de Astrazeneca, o que contribui para o contingente de mais de 200 mil potiguares que não completaram sua vacinação dentro do prazo.

Na quarta-feira (27), a Sesap autorizou a aplicação da 2ª dose de Pfizer em quem tomou a 1ª de AstraZeneca. A medida segue estudos realizados dentro e fora do Brasil que comprovam a eficácia da utilização da Pfizer nestas condições.

Desta forma, foram retiradas 20.346 doses de Pfizer da reserva técnica, que é guardada pela Sesap por orientação do ministério, e encaminhadas aos municípios para utilização como D2. A estratégia é complementada por mais 9.125 vacinas da Astrazeneca, que também estavam na reserva técnica, cobrindo 41,5% do déficit apresentado pelos municípios.

O lote encaminhado às cidades, com apoio das forças de segurança pública do Rio Grande do Norte, é complementado por mais 28.824 unidades de Pfizer, destinadas para D2 do público adulto que iniciou o processo de imunização há cerca de oito semanas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *