Sesap diz que ainda é cedo para pensar em flexibilização no uso de máscara

Ouvir Áudio

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap) divulgou uma nota neste sábado (30) reforçando que o atual momento da pandemia da Covid-19 é de manutenção dos cuidados sanitários, incluindo os relacionados ao uso da máscara, principalmente em ambientes fechados, além da lavagem das mãos e uso frequente do álcool gel. 

“É evidente como divulgado no dia de ontem e na retomada da Operação Pacto pela Vida, que existe hoje um visível aumento do número de casos em todo o estado, assim como da taxa de ocupação de leitos Covid”, descreveu a nota. 

Alguns estados já começaram a flexibilizar as medidas sanitárias de segurança, mas este não deve ser o caso do Rio Grande do Norte em um futuro tão próximo.

A nota divulgada pela Sesap reforçou ainda a necessidade de complementação do esquema vacinal da população, por meio da segunda dose, visto que o RN tem 201 mil pessoas com a dose em atraso.

Quem já pode pegar a dose de reforço, também conhecida como D3, deve se dirigir a postos de saúde ou drive-thrus para consegui-los.

Pacto pela Vida
O Pacto pela Vida é uma política pública de segurança, que foi assinada conjuntamente por órgãos como Ministério Público, Defensoria Pública do Estado, Cosems (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do RN), Femurn (Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte), entre outros. O conjunto de estratégias regionais e locais, conjuntas, de fiscalização, monitoramento de notificações, educação e comunicação de risco, “busca um enfrentamento coletivo e rápido para um problema que deveremos aprender a conviver juntos, por muito tempo”, finalizou a nota.
Números do RN
Segundo o RN + Vacina, o Rio Grande do Norte tem atualmente 1.795.579 pessoas totalmente vacinadas e 2.510.914 apenas com a primeira dose. Além disso, mais de 157 mil potiguares já receberam a dose de reforço.
Hoje, até agora, a plataforma contabiliza que foram vacinadas um total de 4.505 pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *