Falha em sistema impede decolagem de todos os voos nos EUA

A queda de um dos sistemas de controle aéreo dos Estados Unidos cancelou temporariamente todos os voos saindo dos aeroportos do país nesta quarta-feira (11).

Os voos domésticos e internacionais que decolariam nesta manhã dos aeroportos dos EUA ficaram em solo por determinação da Administração Federal de Aviação americana (FAA, na sigla em inglês) entre 9h30 e 10h50 no horário de Brasília.

Caos foi causado por uma queda no sistema Notam, que alerta pilotos e outros funcionários de voo sobre algum perigo ou alterações relevantes em aeroportos.

Por volta de 10h20, a FAA informou que começou a retomar alguns voos, especificamente nos aeroportos de Newark e Atlanta.

Os voos que já estavam no ar não tiveram problemas para pousar. A Casa Branca afirmou não haver nenhuma evidência de que a falha ocorreu por ataque cibernético. O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse estar acompanhando o caso.

Desde cedo, passageiros já relatavam cancelamentos em diferentes companhias e aeroportos, em várias regiões dos Estados Unidos.

O site FlightAware, que monitora o tráfego aéreo pelo mundo, mostra que, dos voos saindo dos Estados Unidos ou chegando ao país, havia 402 cancelados.

O número já é o dobro do total de voos cancelados em toda o dia anterior, que foram 201. O site registra também cerca de 10 mil voos atrasados no país hoje – na terça, foram 4.000 com atraso no dia inteiro.

O sistema Notam ainda não havia sido restabelecido até o final da manhã, e a FAA disse ainda não haver prazo para recuperá-lo.

Com informações de G1

Tags

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

About Author

Blog alex de olho na notícia

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua veniam.

Categories