Centro de testagem de máquinas agrícolas será inaugurado em Apodi nesta sexta-feira (01).

Centro de testagem de máquinas agrícolas será inaugurado em Apodi nesta sexta-feira (01).

A governadora Fátima Bezerra e o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Paulo Teixeira, participam nesta sexta-feira (02), em Apodi, da inauguração de um centro de testagem de máquinas agrícolas. Os equipamentos foram doados por empresas chinesas. A iniciativa encerra a programação da Parceria Brasil-China, evento que envolve seminários e capacitações voltadas para a modernização da agricultura familiar.

O centro de testagem foi criado a partir de uma parceria entre Governo do Estado, Consórcio Nordeste, Universidade Agrícola da China (UAC), Instituto Internacional Para Cooperação Popular (IAPC – BAOBAB) e indústrias chinesas. A ação, que ocorre às 15h, na Comunidade Baixa Fechada, em Apodi, tem por objetivo o avanço da agricultura familiar e promover qualidade de vida ao trabalhador rural.

O centro de testagem, em Apodi, vai receber mais de 30 máquinas. Os equipamentos serão utilizados por pequenos produtores agrícolas pelo período mínimo de um ano. A iniciativa deve beneficiar cerca de 150 famílias. Participante da mobilização dos eventos, a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do RN (Fetarn) destaca como essa modernização é importante para a subsistência e fortalecimento do setor. Presidente da entidade, Erivam do Carmo, explica os ganhos para as comunidades agrícolas e sociedade.

“Essa parceria é um marco para a nossa história, pois contribui para a tecnificação e modernização da agricultura familiar, por meio da mecanização, o que é essencial para aumentarmos nossa produção após empreendermos tantas lutas pelo aumento da nossa participação nos mercados públicos e privados e pelo reconhecimento a nossa fundamental produção de alimentos saudáveis para a mesa do brasileiro”, avalia.

O encerramento da programação da Parceria Brasil-China também terá a presença de uma comitiva chinesa. O grupo é formado por pesquisadores e empresários da área de implementos agrícolas. A comitiva está visitando cidades potiguares desde o último dia 25.

A visita busca aprofundar a cooperação entre os dois países no campo da ciência e tecnologia da mecanização da agricultura familiar e promover intercâmbio tecnológico e produtivo com o Brasil. Uma das metas da parceria é aumentar a produção potiguar de milho e arroz em pelo menos 20%.

No sábado (03) pela manhã, às 8h30, a governadora Fátima Bezerra e o ministro Paulo Teixeira terão agenda no município de Mossoró. Os dois visitarão o maior assentamento rural do Estado, o Projeto de Assentamento Maisa.

A agenda terá ainda visita à produção da Agrovila Pomar, onde será possível ver de perto os resultados da produtividade agrícola dos assentamentos da região. Em seguida, haverá espaço para uma entrevista coletiva com as autoridades presentes. Em seguida, a governadora Fátima Bezerra fará uma visita à sede da Agrícola Famosa, maior produtora e exportadora de frutas in natura do Brasil.

Serviço

Evento: Lançamento do Centro de Testagem de máquinas chinesas de pequeno porte
Horário: Sexta-feira (02), às 15h, Apodi (RN)
Local: Comunidade Baixa Fechada, Apodi.
Evento: Visitas ao Assentamento Maisa e Agrícola Famosa
Horário: Sábado (03), às 8h30, Mossoró (RN)
Local: Fazenda Maisa, S/N, Setor Pomar

Tags

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

About Author

Blog alex de olho na notícia

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua veniam.

Latest Posts

Categories