Pombo suspeito de ser espião da China e detido por 8 meses é solto na Índia

Pombo suspeito de ser espião da China e detido por 8 meses é solto na Índia

Um pombo suspeito de espionar para a China e detido por oito meses foi libertado por autoridades indianas esta semana após intervenção da organização de direitos dos animais PETA, informou o grupo em comunicado.

“Depois de saber que um pombo foi mantido no Bai Sakarbai Dinshaw Petit Hospital for Animals (BSDPHA) em Parel como propriedade do caso por surpreendentes oito meses, a PETA Índia entrou em ação para garantir a libertação da ave do cativeiro”, disse a PETA.

Essa história começou em maio do ano passado, quando o pombo foi capturado perto de um porto em Mumbai.

Havia uma mensagem escrita nas asas do pombo em palavras que pareciam ser chinesas, acrescentou a PETA.

“Isso levantou suspeitas de espionagem e fez com que a polícia apreendesse a ave, que foi enviada ao BSDPHA de Mumbai para um exame médico como parte de uma investigação.”

A CNN entrou em contato com a polícia de Mumbai para comentar.

Outro pombo teria sido levado sob custódia em 2016, depois que as autoridades o encontraram com uma nota que ameaçava o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi.

No caso mais recente, a PETA contatou a polícia em Mumbai “sem mais demora para conceder permissão formal ao hospital para libertar o pombo”.

“A ave foi libertada ontem nas instalações do hospital pelo Coronel Dr. BB Kulkarni, Superintendente Médico Chefe do BSDPHA”, disse a PETA.

Anteriormente, relatos da imprensa indiana haviam afirmado que a ave havia sido transferida para a Sociedade de Bombaim para a Prevenção da Crueldade contra os Animais, cujos médicos a libertaram na terça-feira.

A CNN entrou em contato com a Bombay SPCA para comentar.

Embora o caso do pombo tenha chegado às manchetes mundiais, os “animais espiões” capturados e explorados pelos militares não são novidade.

Em 2019, uma baleia beluga, mais tarde apelidada de Hvaldimir, ganhou fama internacional depois de ser vista usando um arnês feito especialmente com suportes para uma câmera, levando especialistas a sugerir que a baleia pode ter sido treinada pelos militares russos.

Belugas são animais sociais que caçam e viajam juntos em grupos. A baleia Hvaldimir foi encontrada sozinha e é conhecida por seguir barcos e brincar com os que estão a bordo.

Ele ressurgiu em águas suecas em 2023 e tem havido preocupações expressas por ativistas dos direitos dos animais e especialistas marinhos sobre o seu destino.

Fonte: CNN

Tags

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

About Author

Blog alex de olho na notícia

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua veniam.

Latest Posts

Categories