conecte-se conosco

Brasil

CCJ do Senado aprova PEC que autoriza venda de sangue no Brasil

Published

on

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou por 15 votos a favor e 11 contra nesta quarta-feira (4) uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que permite a coleta e o processamento de sangue humano para venda no Brasil. Atualmente, a comercialização do sangue e seus derivados é proibida pela Constituição. O texto vai a plenário e, caso seja aprovado, será encaminhado pela Câmara.

A medida, chamada de “PEC do Plasma”, vai contra posição do Ministério da Saúde, que defendeu a derrubada da proposta que permite a venda de sangue no Brasil por considerar que a mudança abre uma brecha para doação remunerada, causando danos ao Sistema Único de Saúde (SUS).

O plasma é a parte líquida do sangue, que pode ser utilizada para produção de medicamentos, chamados hemoderivados. A matéria dividiu integrantes da base do governo no Senado.

Inicialmente, o texto da relatora do tema, senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB), previa a coleta de sangue remunerada, mas a possibilidade foi retirada do texto pela própria parlamentar, que acatou uma emenda propondo a exclusão do trecho. A mesma emenda estabelece ainda que lei posterior deverá regulamentar quais serão os requisitos para a coleta, o processamento e a comercialização do plasma tanto pela iniciativa privada quanto pela pública. O texto fixa ainda que a produção de medicamentos hemoderivados, “preferencialmente” pelo SUS.

Confira as últimas notícias e atualizações do Rio Grande do Norte no Blog Alex de Olho nas Notícias. Com sede em Carnaubais, Alex traz para você o melhor das notícias locais desde 2018. Nosso compromisso é com o jornalismo verdadeiro, ético e responsável. Além disso, nosso portal é interativo, dando voz aos leitores.”

Continue lendo
Anúncio
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Kansas acusa Pfizer de enganar população sobre vacina contra Covid-19

Published

on

O Estado norte-americano do Kansas abriu um processo judicial, nesta segunda-feira (17), contra a Pfizer, acusando a empresa de enganar o público sobre sua vacina contra Covid-19 ao esconder os riscos e fazer alegações falsas sobre sua eficácia.

Em uma ação aberta no Tribunal Distrital do Condado de Thomas, o Estado disse que as supostas declarações falsas da farmacêutica sediada em Nova York violaram a Lei de Proteção ao Consumidor do Kansas. O Estado está buscando indenizações financeiras não especificadas.

O Kansas também disse que a Pfizer alegou falsamente que sua vacina, desenvolvida com a parceira alemã BioNTech 22UAy.DE para a cepa original do vírus, mantinha uma alta eficácia contra variantes e que impediria não apenas a doença, como também a transmissão. A BioNTech não é ré no caso.

Infomoney

Continue lendo

Brasil

VÍDEO: Pagador de promessas que vai até o Maranhão com uma cruz passa por Currais Novos

Published

on

Os seridoenses estão sendo testemunhas de uma cena comovente de devoção e fé. Pedro Guedes da Costa, um romeiro de 81 anos, passa nesta semana pela região potiguar carregando uma cruz de 30 quilos.

Ele está em uma peregrinação rumo ao Santuário de Nossa Senhora do Rosário, em São Luís, no Maranhão, para pagar uma promessa.

Continue lendo

Brasil

Semifinais da Taça São Fernando de Futsal acontecerão neste sábado (8)

Published

on

Acontecerá neste sábado, no Ginásio Poliesportivo Paulo Emídio de Medeiros, em São Fernando, os jogos das semifinais da Taça São Fernando de Futsal. Estarão em quadra as seguintes equipes: às 19:15h Barra de Cima X Santana do Matos e às 20:15h Florânia Futsal X Santa Costa Brahma.

Considerada a maior competição de Futsal do Rio Grande do Norte, a Taça São Fernando de Futsal caminha para sua reta final. O evento que envolveu 30 equipes dos Estados do RN, PB e CE, iniciou no dia 1º de abril deste ano e terá sua final no próximo dia 15 de junho.

Para essa edição, está em jogo R$ 30.000,00 (trinta mil reais de premiação), assim distribuídos: 4º e 3º lugar, um mil reais cada; dez mil reais para o 2º lugar e dezoito mil reais para o grande campeão.

“Toda atenção da organização, nesta reta final, estará voltada para a segurança de atletas e do público. Estamos esperando uma participação recorde de torcedores. Com certeza será uma noite de grandes jogos”, afirmou Pablo Araújo, Sec. de Esportes e Turismo.

Continue lendo

home