conecte-se conosco

Politics

Congresso mantém, por 317 votos a 139, vetos de Bolsonaro à Lei de Segurança Nacional

Published

on

O Congresso Nacional manteve, nesta terça-feira (28/5), o veto do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) à Lei de Segurança Nacional. Os parlamentares das duas Casas analisaram a manutenção de vetos presidenciais.

Foram 317 votos favoráveis à manutenção, 139 contrários e quatro abstenções.

Bolsonaro sancionou com vetos a lei 14.197/21, que revoga a Lei de Segurança Nacional e define crimes contra o Estado Democrático de Direito. O tema foi aprovado pelo Executivo em setembro de 2021.

Bolsonaro vetou a criminalização da comunicação enganosa em massa, ou seja: a divulgação de notícias falsas.

A oposição se mobilizou para manter o veto, e argumentou que a criminalização de notícias falsas poderia abrir margem para cercear a liberdade de expressão.

Quando um presidente da Republica veta trechos de uma lei aprovada pelo Congresso Nacional, cabe ao parlamento analisar os vetos e definir se eles serão efetivados na redação final ou derrubados.

Depois do resultado, deputados bolsonaristas comemoraram a manutenção.

Um dos artigos vetados por Bolsonaro define como crime a comunicação enganosa em massa, ou seja, a promoção e o financiamento para disseminação de fatos inverídicos, A pena estipulada para essa transgressão era de reclusão de 1 a 5 anos e multa.

“Bem como enseja dúvida se o crime seria continuado ou permanente, ou mesmo se haveria um ‘tribunal da verdade’ para definir o que viria a ser entendido por inverídico a ponto de constituir um crime punível pelo Código Penal, o que acab

Confira as últimas notícias e atualizações do Rio Grande do Norte no Blog Alex de Olho nas Notícias. Com sede em Carnaubais, Alex traz para você o melhor das notícias locais desde 2018. Nosso compromisso é com o jornalismo verdadeiro, ético e responsável. Além disso, nosso portal é interativo, dando voz aos leitores.”

Continue lendo
Anúncio
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Politics

Campanha para técnica de enfermagem internada às pressas em UTI do HRS alcança objetivo; Casal de Influencers bancou injeção de R$ 12 mil

Published

on

A jovem Jéssica, que é funcionária do HTFF (Hospital Regional Telecila Freitas Fontes) como Técnica de Enfermagem do Centro Cirúrgico, precisou ser internada às pressas na UTI do Hospital Regional nesse sábado, 20.

Jéssica precisa de um tratamento que só uma injeção custa mais de R$ 12 mil, como não tinha o dinheiro, amigos fizeram uma campanha e em pouco tempo os influenciadores Waguinho e Laurinha fizeram um pix para bancar os custos.

Não se sabe o valor total enviado pelo casal, mas de acordo com um familiar de Jéssica, o Pix de Waguinho e Laurinha já foi suficiente para bancar todo o tratamento inicial.

Continue lendo

Politics

Convenções iniciam e candidaturas são oficializadas

Published

on

Maior colégio eleitoral do Rio Grande do Norte – 575.707 eleitores, Natal conta com 23 partidos aptos, segundo dados da Justiça Eleitoral, a disputarem as eleições de prefeitos e vereador em 6 de outubro deste ano.

A partir de agora, os partidos têm duas semanas para homologação dos nomes dos candidatos aos cargos majoritários e proporcionais para o primeiro turno das eleições municipais, nas convenções, que começaram no sábado (20), e vão até 5 de agosto, em todos os 167 municípios do Estado.

O Podemos é o terceiro partido político a oficializar, neste domingo (21), apoio à coligação majoritária a ser liderada por União Brasil/Republicanos na capital. PSDB e PP largaram na frente, já no sábado (20), oficializaram as chapas que vão concorrer aos 29 cargos de vereadores da Câmara Municipal.

A convenção do Podemos começa às 8 horas deste domingo (21), no Centro Municipal de Referência em Educação (Cemure), situado na avenida Coronel Estevam, 3897, em Nazaré, Zona Oeste da cidade.

O presidente estadual do Podemos, senador Styvenson Valentim, diz que desde 2023, já havia decidido apoiar Paulinho Freire à sucessão do prefeito Álvaro Dias (Republicanos), primeiro por incorporar uma linha oposicionista anti-PT e anti-esquerda e representar uma linha de centro-direita e, em segundo lugar, por ser a pessoa que também pode ajudá-lo a fazer em Natal, “o que já estamos fazendo pelo Rio Grande do Norte”.

“Nós queremos fazer por Natal muito mais do que já estamos fazendo, então o Paulinho é a minha opção para isso, ele é importantíssimo nesse fortalecimento, até para 2026, para que a gente tire e a esquerda do Rio Grande do Norte, por isso a gente precisa passar por esse momento e na minha percepção, Paulinho é o melhor que tem para Natal”, posicionou Valentim.

Outros dois partidos integrantes da aliança política de seis legendas que está sendo formalizada em apoio às pré-candidaturas do deputado federal Paulinho Freire (União) e da ex-secretária municipal de Planejamento, Joana Guerra (Republicanos), a prefeito e vice-prefeita de Natal, PSDB e PP largaram na frente, já no sábado, oficializando as chapas que vão concorrer aos 29 cargos de vereadores da Câmara Municipal.

A convenção do União Brasil ocorrerá no sábado (3 de agosto), no Palácio dos Esportes Djalma Maranhão, em Petrópolis, evento político mais festivos para receber militantes, filiados e candidatos de partidos aliados, como PL e Republicanos, que fazem convenções cartoriais no mesmo dia e se juntam a PSDB, PP e PODE na oficialização da chapa majoritária Paulinho Freire/Joana Guerra.

Também existe a possibilidade do Solidariedade passar a integrar essa aliança, pois uma corrente do partido defende apoio a Paulinho Freire, por ter se exaurido, praticamente, as conversas com o PSD em torno da indicação do ex-deputado estadual Kelps Lima para companheiro de chapa do ex-prefeito Carlos Eduardo Alves.

O SDD está ouvindo os deputados estaduais Luiz Eduardo e Cristiane Dantas e ainda o ex-deputado e ex-vice-governador Fábio Dantas, para uma tomada de posição até a quarta-feira (24), quando ocorre sua convenção entre 9 e 13 horas, no Tirol Office, na avenida Afonso Pena.

Tribuna do Norte



Continue lendo

Politics

Liderado por Serginho, PSDB homologará chapa Larissa e Flávio em Serra Negra do Norte

Published

on

Neste domingo, dia 21 de julho, o PSDB realizará a convenção que homologará sua chapa de prefeito e vice-prefeito, além da nominata de vereadores, na cidade de Serra Negra do Norte. O evento acontecerá às 18 horas no Ibiúna Clube e contará com a presença de uma grande quantidade de apoiadores e simpatizantes.

O grupo, liderado pelo atual prefeito Serginho Fernandes, chega forte e unido para este grande evento. A expectativa do PSDB é eleger uma grande bancada de vereadores e continuar promovendo avanços e melhorias para Serra Negra do Norte.

Larissa Almeida, empresária e pré-candidata a prefeita, será homologada ao lado de Flávio Bezerra, vereador, que está pré-candidato a vice-prefeito. A convenção promete ser um marco importante para a campanha, reunindo lideranças e consolidando o apoio popular ao projeto do PSDB para a cidade.

Serra Negra do Norte tem vivenciado significativos avanços sob a administração do prefeito Serginho Fernandes, e o partido espera continuar nesta trajetória de desenvolvimento e progresso com a nova chapa

Continue lendo

home