conecte-se conosco

Noticias

Cotas: Universidade de medicina cancela matrícula de potiguar que teria feito “chapinha” para parecer “indígena”

Published

on

Uma estudante potiguar diz ter sido vítima de racismo na Universidade Federal de Rondônia (Unir) após ter sua matrícula cancelada pela banca de “heteroidentificação” que considerou que ela não era indígena. Vitória Barros foi aprovada para cursar medicina e diz pertencer ao povo Tapuia Tarairiú.

A banca de heteroidentificação, que visa comprovar se o aluno tem direito a cota étnico-racial, visando evitar fraudes, afirma, em relatório, que a estudante “fez chapinha e maquiagem para parecer mais com o fenótipo indígena” e que nas redes sociais ela “aparece com cabelo bem cacheado”.

O Estatuto do Índio (Lei Nº 6.001) determina que “Índio ou Silvícola é todo indivíduo de origem e ascendência pré-colombiana que se identifica e é identificado como pertencente a um grupo étnico cujas características culturais o distinguem da sociedade nacional”.

A Unir também diz que os membros da comissão que analisaram a matrícula da estudante não conseguiram contato com todas as lideranças que assinaram a declaração de pertencimento indígena entregue por ela.

Vitória é de Macaíba, no Rio Grande do Norte, a mais de 4 mil quilômetros de Rondônia. Ela diz pertencer ao povo Tapuia Tarairiú, da comunidade indígena Lagoa do Tapará, que fica entre Macaíba e São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal.

Confira as últimas notícias e atualizações do Rio Grande do Norte no Blog Alex de Olho nas Notícias. Com sede em Carnaubais, Alex traz para você o melhor das notícias locais desde 2018. Nosso compromisso é com o jornalismo verdadeiro, ético e responsável. Além disso, nosso portal é interativo, dando voz aos leitores.”

Continue lendo
Anúncio
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Noticias

Homem é esfaqueado no Oeste do RN.

Published

on

Uma tentativa de homicídio por arma branca foi registrada pela Polícia Militar no início da tarde deste sábado, (20), no município de Baraúna, na região Oeste Potiguar.

A vítima foi identificada como José Anchieta de Lima, de 44 anos. Ele foi esfaqueado na Rua Horto Florestal, no centro da cidade.

José Anchieta informou a polícia que teria ido tomar satisfação com um homem que teria faltado com respeito com sua companheira no dia anterior.

Atingido com três cutiladas, a vitima foi socorrida para o Hospital da cidade e depois transferido para Mossoró.

A Polícia Civil deverá investigar o caso.

Continue lendo

Noticias

Jovem de 22 anos cai de garupa de moto e morre após ter cabeça esmagada por caminhão.

Published

on

Uma mulher morreu após ter a cabeça esmagada por um caminhão que carregava cilindros de oxigênio, na quinta-feira (18), em Manaus, no Amazonas.

Raykellen dos Anjos Pereira, de 22 anos, estava na garupa de uma moto, em uma corrida por aplicativo, mas o motorista perdeu o controle do veículo e acabou caindo com a passageira. De acordo com testemunhas, Raykellen caiu embaixo do caminhão que passava no momento e o motociclista para o lado da calçada.

A jovem estava retornando para a casa após sair do trabalho. Não houve chances de sobrevivência. O Instituto Médico Legal foi acionado para fazer a remoção do corpo

Continue lendo

Noticias

Colisão deixa vítima fatal na BR-304 no interior do RN.

Published

on

Um acidente foi registrado neste domingo (21), na BR-304 nas imediações de Angicos no interior do RN.

Segundo informações, um motociclista morreu após colidir sua moto num microônibus na rodovia.

O acidente será investigado pela autoridades.

Continue lendo

home