Bolsonaro sinaliza novos cortes de IPI para os videogames

O presidente Jair Bolsonaro (PL) sinalizou nesta quinta-feira, 10, que o governo poder realizar novos cortes no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) cobrado sobre os videogames.

“O IPI dos games… Por suas vezes, cortamos em 10 pontos porcentuais. A molecada gostou, tem espaço para cortar mais”, declarou o presidente em transmissão ao vivo nas redes sociais.

Ao lado de Bolsonaro na live, a secretária especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia, Daniella Marques Consentino, respondeu que era a responsável pela Câmara de Comércio Exterior (Camex). “Então, está resolvido”, acrescentou o chefe do Executivo sobre o tema.

O presidente e a secretária, no entanto, não detalharam como seria feito o corte, nem deixaram claro se a medida seria tomada por meio de um novo decreto. Há duas semanas o governo cortou a alíquota do IPI em 25% para todos os bens industrializados, com exceção de cigarros. A medida, que busca estimular o consumo, já se estende aos videogames.

A alíquota do IPI sobre os aparelhos de jogos eletrônicos já foi reduzida três vezes durante o governo Bolsonaro, a última delas em agosto do ano passado por meio de um decreto do presidente.

Na época, a tarifa passou de 30% para 20% para os consoles e máquinas de jogos. Já os acessórios, como controles, tiveram a alíquota cortada de 22% para 12%. E os videogames portáteis, de 6% para 0%.

Estadão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.