Começou a guerra das pesquisas no RN para governo do Estado e Senado

A semana foi bastante concorrida com a divulgação de pesquisas no Rio Grande do Norte para o Governo do Estado e o Senado. Houve duas pesquisas, Brasmarket (RN-05235/2022) e Sensatus (RN-02196/2022), que trouxeram números conflitantes para os cenários de governador, senador e até de presidente da República. Não vamos aqui avaliar quem acertou e quem errou. Houve cenários mostrando a vitória de Bolsonaro no RN, como mostrou a Brasmarket, e Rogério Marinho na frente de Carlos Eduardo. Já a Sensatus confirmou que hoje Lula continua na frente no Estado, como outros institutos. Carlos Eduardo liderando também para o Senado.

Recentemente, o Agora RN divulgou pesquisa do Instituto Exatus (RN-00845/2022) que mostrou a governadora Fátima Bezerra liderando a intenção de voto com 38,8% dos votos, seguida por Fábio Dantas com 13%. A Sensatus, esta semana, trouxe Fátima com 39,5% e Fábio Dantas com 15,1%. Já a Brasmarket trouxe o PT com 31,7% e o Solidariedade com 15,1%.

Comparando os três, uma análise da coluna fica com os 38,8% de Fátima e os 13% de Fábio Dantas na Exatus. Também é indiscutível hoje no RN a liderança de Lula folgada sobre Bolsonaro no Estado. No melhor momento do atual presidente, em 2018, ele teve 36,59% dos votos nas urnas potiguares. O PT com Haddad teve 63,41% no segundo turno.

No levantamento junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN), houve 13 registros de vários institutos no Rio Grande do Norte até agora. Até hoje, todos mostram a liderança da governadora Fatima Bezerra, mas nenhum no mesmo patamar da vitória do ex-presidente Lula aqui no RN.

Fátima, apesar da liderança, precisa crescer mais e passar dos 40%, como Lula tem 50% em quase todas as pesquisas já registraras em cenários contra Bolsonaro. A oposição também precisa tentar alcançar logo os 25% ou 30% que Bolsonaro tem. Tanto Fátima como Fábio precisar subir para alcançar seus projetos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.