A Coordenadora Técnica da Secretaria Municipal de Saúde de Caicó emitiu nota contraversa sobre denúncia do blog que pediu apuração de possível FURA FILA DA VACINA por telefone, fato ocorrido na última quarta feira, 15.

Jardênia disse que “ninguém” pode fazer escolhas em relação aos imunizantes, mesmo àqueles que receberam a dose única da Janssen, que seguem orientação do Ministério da Saúde para receber a mesma como reforço.

Na nota, Jardênia admite que a equipe posta na Maçonaria da Barra Nova no último 15/12 captou pessoas por telefone para aplicar doses da Janssen, sob alegação de que poderia perder frascos do imunizante, e disse que não foi privilégio.

A Coordenadora diz ainda que um frasco da Janssen contém 5 doses e após aberto tem duração de 06 horas de validade (bastante tempo), e que por isso foram feitos contatos por telefone temendo desperdício do imunizante, e torna a negar privilégio.

De acordo com o Ministério da Saúde, para os mais de 4 milhões de vacinados com a Janssen, a orientação é de que o reforço seja feito com o mesmo imunizante em pessoas maiores de 18 anos. Apoiado em estudos científicos. Leia Mais!

BBC News – https://www.bbc.com/portuguese/brasil-59314178

NOTA DE ESCLARECIMENTO

No dia 15 de dezembro de 2021 foi veiculado no blog do Sr. Jair Sampaio, a seguinte notícia: ‘Fura fila da vacina voltou: tomar segunda dose da Jansen em Caicó se tornou privilégio para os “chegados” de servidores da saúde do município’. Diante disso, a Secretaria Municipal de saúde de Caicó, convocou os profissionais que estavam na referida UBS no momento vacinação, apurou os fatos e esclarece que:

• As vacinas contra a COVID-19 ofertadas estão sendo realizadas nas unidades básicas de saúde conforme cronograma estabelecido semanalmente;

• Que a segunda dose para quem tomou a vacina Jansen pode ser realizada com o próprio imunizante ou com a vacina da Pfizer conforme nota técnica 88/2021 da SESAP;

• Que o frasco da Jansen contém 5 doses e após aberto tem duração de 06 horas de validade, sendo necessário busca ativa de pessoas para que doses não sejam desperdiçadas;

• Que o horário de vacinação nas unidades básicas de saúde é das 08:00 as 14:00 h;

• Que no referido caso, chegaram 03 trabalhadores para receber a D2 da Jansen e foram informados pela equipe que só poderiam abrir o frasco se tivesse 05 pessoas para evitar que as doses fossem desperdiçadas, já que estava próximo ao fim do expediente. Sendo assim, os 03 trabalhadores que aguardavam para se vacinar, entraram em contato com outros profissionais da mesma empresa em que trabalhavam, e que estes se comprometeram a ir receber as doses de vacina, pois já estavam no tempo devido. Sendo assim abriram o frasco e garantiram que essas 05 doses fossem administradas sem perdas ;

• Que a informação foi repassada para as pessoas que chegaram após isso ocorrer, explicando a indisponibilidade de doses desse imunizante, mas que poderiam fazer com a dose da Pfizer;

• Que é proibido a escolha por tipos de vacina e que a pessoa se recusou a receber a dose da Pfizer;

• Que as pessoas que receberam as doses da Jansen não possuem laços familiares ou de amizade com os profissionais de saúde envolvidos na vacinação.

Por fim, perante a situação exposta, a SMS esclarece que trabalha incansavelmente para ofertar ações e serviços de qualidade a população Caicoense de forma justa e imparcial e está disponível para demais esclarecimentos.

Jardênia Noronha
Coordenadora Técnica da Secretaria Municipal de Saúde de Caicó

Caicó, RN,

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui