FOTO: ALEX RÉGIS/TN
Neste início de ano, os fiéis católicos de Natal celebram a festa dos co-padroeiros da cidade, os Santos Reis Magos, com a volta do acesso ao público no Forte que leva o nome dos santos. A programação religiosa da Paróquia do bairro de Santos Reis, Zona Leste de Natal, começou no dia 27 de dezembro de 2021 e se encerra nesta quinta-feira (6) com a realização de uma procissão motorizada às 15h e missa de encerramento presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom Jaime Vieira, às 18h.
De acordo com o padre Francisco Lima, pároco da Sagrada Família no Santuário Arquidiocesano dos Santos Reis, a festa sempre foi uma celebração popular porque tanto as pessoas mais simples quanto aquelas mais cheias de posse conseguem se identificar com os Reis Magos. A capital potiguar é, historicamente, ligada à essa celebração desde 1633 onde a primeira capela dedicada aos Reis foi construída na Fortaleza da Barra. As centenárias imagens presentes no Santuário foram doadas em 1753 por Dom José I, rei de Portugal. No ano de 1901, foram doadas para a Igreja e começaram as festas em homenagem aos santos.

Em sua 112ª edição, o evento volta a contar com o público de forma presencial em sua totalidade e promove ações seguindo as orientações das Secretarias de Saúde. “Nossa programação está bem mais flexível que o ano passado. Os bancos já estão com todas as pessoas, usando máscara e álcool gel. Fizemos uma procissão até o Forte dos Reis Magos, onde não entravámos há três anos, celebramos missas e vamos fazer a procissão motorizada”, diz.

Programação

Confira abaixo a programação do Dia de Santos Reis e o funcionamento do Comércio

07h – Santa Missa presidida pelo padre Anderson Clay

09h – Santa Missa presidida pelo padre Francisco Lima

10h – Batismo no Santuário de Santos Reis

11h – Feijoada promovida pela Paróquia da Santa Família no Santuário

15h – Procissão motorizada partindo do Santuário com encontro em frente à Catedral Metropolitana

18h – Missa de encerramento e Dedicação do Altar do Santuário presidido por Dom Jaime Vieira Rocha.

Tribuna do Norte

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui