O Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER) da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED) realizou nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira (22), na Via Costeira de Natal, uma capacitação de Salvamento Aquático, com a presença do helicóptero Potiguar 01, visando um melhor desempenho para a Operação Verão 2022.

Com a chegada do veraneio, consequentemente o período de férias estudantis, o Rio Grande do Norte passa a receber um grande fluxo de turistas e banhistas. Em razão disso, é comum o aumento no número de ocorrências de afogamento durante essa temporada. Por este motivo, o treinamento de salvamento aquático tem por objetivo preparar o efetivo de militares do CIOPAER para oferecer o melhor atendimento possível em casos de afogamento.

De acordo com o major da Polícia Militar William Danilo, piloto do CIOPAER e coordenador do treinamento, as capacitações são fundamentais para um trabalho cada vez melhor da tripulação. “A atividade aérea exige uma capacitação continuada e no contexto da operação verão precisamos estar prontos para as ocorrências de afogamento que crescem muito com o fluxo de turistas no RN”, ressalta.

Durante o treinamento, os pilotos e operadores aerotáticos do CIOPAER serão instruídos sobre técnicas de salvamento no mar, com uso de um cesto de salvamento, denominado de puçá, e também de um cabo acoplado a uma boia, conhecido como sling e utilizado para situações emergenciais. Além do reforço disciplinar sobre abordagem e estabilização da vítima

Fotos: Pedro Vitorino

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui