Cursos gratuitos de qualificação profissional estão sendo oferecidos neste mês pela Prefeitura de Natal. As oportunidades são promovidas pela Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social – Semtas. Ao todo, são 440 vagas distribuídas entre cursos técnicos e de empreendedorismo. Deste número, 330 vagas são destinadas para toda a população e 110 vagas serão distribuídas para a rede socioassistencial e Secretaria da Mulher (Semul).
06 de março. Os cursos têm duração que variam de 60 a 160 horas/aula, nos turnos da manhã e tarde, conforme a quantidade de módulos e os conteúdos abordados. Entre os cursos ofertados estão: Garçom, camareira, estética facial, estética corporal, maquiagem, design de sobrancelhas, barbeiro, auxiliar de limpeza, almoxarifado, corte de cabelo, manipulação segura de alimentos, repositor de mercadorias e vendas.
As aulas acontecem no Centro Municipal de Trabalho e Empreendedorismo (CMTE), equipamento da Prefeitura do Natal voltado para a formação profissional e geração de emprego e renda. A oferta de cursos muda a cada semestre, de acordo com as demandas do setor produtivo. Os alunos matriculados recebem o material didático e, ao final do curso, um certificado de conclusão.
Inscrições
Para se inscrever o candidato deve ter a partir de 18 anos, (16 anos para algumas tipologias), ensino fundamental I ou II incompletos e atender aos pré-requisitos específicos para cada curso. As inscrições serão feitas presencialmente, nos dias 28 e 01 de março no CMTE Aecrim, das 8h30 às 16h30, e no Stand da Prefeitura na Feira do Empreendedor, no Partage Norte Shopping Natal, das 16h às 22h, nos dias 01 e 02 de março.
Os interessados deverão apresentar a seguinte documentação: xerox do RG e originais do CPF, PIS, NIS, carteira de trabalho, comprovante de residência, comprovante de escolaridade e comprovação de conhecimentos técnicos quando o curso exigir.
Veja as vagas abaixo:
190 vagas para Demanda Espontânea no CMTE – Alecrim
Av. Pres. Bandeira, 765, Alecrim
Matutino:
Garçom/Garçonete– 20
Camareira (o) – 20
Estética Corporal – 15
Maquiagem – 10
Design de Sobrancelhas – 15
Barbeiro – 15
Vespertino:
Auxiliar de Limpeza – 20
Almoxarifado – 20
Estética Facial – 15
Maquiagem – 10
Design de sobrancelhas – 15
Corte de Cabelo – 15
140 vagas para demanda espontânea na Feira do Empreendedor – Zona Norte
Partage Norte Shopping – Avenida Dr. João Medeiros Filho, 2395 – Potengi
Matutino:
Manipulação Segura dos Alimentos – 10
Barbeiro– 15
Design de Sobrancelhas – 15
Maquiagem – 10
Repositor de Mercadorias – 20
Vespertino:
Vendas – 20
Barbeiro – 15
Design de Sobrancelhas – 15
Maquiagem – 10
Manipulação Segura de Alimentos – 10