RN inicia aplicação da vacina bivalente contra a covid-19 na próxima segunda (27), anuncia Sesap

Publicidade

Os municípios do Rio Grande do Norte estão autorizados a começar a aplicar a vacina bivalente contra a covid-19 a partir da próxima segunda-feira (27), segundo confirmou a Secretaria Estadual de Saúde Público nesta sexta-feira (24).

O imunizante utilizado é o da Pfizer, único aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Publicidade

A vacina é diferente das demais utilizadas até agora pelas campanhas de imunização contra a covid-19, porque também conta com cepas atualizadas contra o coronavírus, incluindo a proteção contra a variante Ômicron.

O estado recebeu 132.400 doses do imunizante e, até esta sexta (24), distribuiu 31.506. A meta é atingir a cobertura vacinal de 90% da população-alvo, estimada em 869.059 pessoas.

Segunda maior cidade do estado, Mossoró anunciou nesta quinta-feira (23) que recebeu 2.220 doses da vacina bivalente e que vai começar a aplicação na segunda-feira (27), em cinco unidades de saúde.

O g1 também procurou a prefeitura de Natal para saber se a aplicação será iniciada na segunda-feira (27), na capital, mas não recebeu posicionamento do município até a última atualização desta matéria.

Fases da vacinação e grupos prioritários

Seguindo a recomendação do Ministério da Saúde, inicialmente a campanha contemplará pessoas com 70 anos ou mais, pessoas vivendo em instituições de longa permanência (ILPI) a partir de 12 anos, abrigados e trabalhadores dessas instituições. Outros públicos contemplados são os imunocomprometidos e comunidades indígenas e quilombolas.

Em sua segunda fase, a campanha deverá imunizar pessoas de 60 a 69 anos de idade. Na terceira, gestantes em qualquer idade gestacional e puérperas (até 45 dias após o parto) de 12 anos ou mais.

A quarta fase será direcionada a trabalhadores de saúde e a quinta contemplará pessoas com deficiência permanente a partir de 12 anos, população privada de liberdade a partir de 18 anos, adolescentes cumprindo medidas socioeducativas (menores de 18 anos), bem como funcionários do sistema prisional.

Esquema vacinal

Para receber a vacina bivalente, a pessoa precisa ter tomado pelo menos as duas primeiras doses ou dose única das vacinas monovalentes. O intervalo mínimo para ser vacinado com a bivalente é de 4 meses após a última dose recebida.

Pessoas não vacinadas ou que receberam apenas uma dose da vacina devem iniciar ou completar o esquema primário com duas doses da vacina monovalente. Em seguida, a dose de reforço bivalente Pfizer deverá ser administrada com intervalo de 4 meses da última dose do esquema primário.

Já as pessoas que completaram o esquema primário ou já receberam uma ou duas doses e reforço estão aptas a receber a dose de reforço bivalente, respeitando também o intervalo de 4 meses da última dose recebida.

Segundo a Sesap, as vacinas contra covid-19 poderão ser administradas de maneira simultânea com as demais vacinas ou em qualquer intervalo na população de 6 meses de idade ou mais.

As únicas contraindicações à vacina da covid-19 são hipersensibilidade ao seu princípio ativo ou a qualquer excipiente nela contido, bem como para as pessoas que já tiveram reações anafiláticas comprovadas a uma dose anterior da vacina.

G1 RN

 

Compartilhe

Relacionados

Clientes e funcionários todos nus em barbearia em Fortaleza. Home Clientes e funcionários todos nus em barbearia em Fortaleza. Já pensou em sair para cortar o cabelo, tirar as roupas e ser atendido por profissionais nus? É o que acontece há dois anos na Barbearia Naturista, em Fortaleza, capital do Ceará....
Coleta de lixo domiciliar é ampliada para nove bairros em Natal Home Coleta de lixo domiciliar é ampliada para nove bairros em Natal Após ampliação na coleta de lixo domiciliar realizada na segunda-feira (20), a Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana) passou a recolher resíduos em mais nove bairros da capital...
Marcos “Tijolada” faz o papel da bancada da oposição em Apodi. Home Marcos “Tijolada” faz o papel da bancada da oposição em Apodi. A tempo observamos o trabalho em prol da população do militante político João Marcos "Tijolada" no município de Apodi. João Marcos age de forma construtiva visto reivindicar...
Uma universitária de 21 anos de idade foi morta por um assaltante que roubou seu celular na noite desta quinta feira no bairro Planalto, em Natal. Home Uma universitária de 21 anos de idade foi morta por um assaltante que roubou seu celular na noite desta quinta feira no bairro Planalto, em Natal. Steffani Silverio disse a policiais, quando no socorro para o hospital, que reagiu à abordagem do bandido, e terminou sofrendo um tiro no pescoço .
Jovem que foi parar na UTI por cheirar pimenta não responde aos estímulos neurológicos Home Jovem que foi parar na UTI por cheirar pimenta não responde aos estímulos neurológicos Internada em estado grave desde o dia 17 de fevereiro após cheirar pimenta, Thais Medeiros de Oliveira, de 25 anos, não está apresentando resposta neurológica aos estímulos, diz boletim...
Novo terremoto atinge a Turquia e derruba mais prédios Home Novo terremoto atinge a Turquia e derruba mais prédios Três semanas após o terremoto que destruiu partes do sudeste da Turquia e do noroeste da Síria, e que deixou mais de 50 mil mortos nos dois países, um novo tremor, de magnitude 5,6,...
© 2023 -

Aviso de Cookies

O site utiliza cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência de navegação e, ao continuar, você concorda com estas condições. Política de privacidade OK
Fale com a gente pod
Olá estamos online Fale Conosco
👋
Olá meus seguidores podemos ajudar obrigado