conecte-se conosco

Sem categoria

RN institui Política de Educação Digital para promover Cidadania Digital nas escolas

Published

on

O Governo do Rio Grande do Norte instituiu, por meio da Lei Nº 11.673, a Política de Educação Digital – Cidadania Digital, uma iniciativa abrangente destinada a orientar as escolas públicas e privadas em relação ao uso consciente e responsável da tecnologia, internet e redes sociais. A legislação visa criar um ambiente virtual saudável e adequado, ao mesmo tempo que promove a alfabetização digital entre os estudantes.
A Cidadania Digital, conforme definida na nova lei, compreende o comportamento adequado, responsável e saudável relacionado ao uso da tecnologia, incluindo a alfabetização digital, ética e segurança, alinhadas aos interesses sociais e ao conhecimento.

A Política de Educação Digital – Cidadania Digital é baseada em princípios que visam garantir um ambiente educacional seguro e promover a responsabilidade digital. Alguns dos principais princípios incluem a garantia de filtragem adequada da internet, promoção de comportamento responsável, ensino sobre uso seguro da tecnologia e debates sobre temas como crimes na internet e cyberbullying.

“A Cidadania Digital, incorporando princípios fundamentais como a alfabetização digital, ética e segurança, reflete o comprometimento da atual gestão em preparar nossos estudantes para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades na era digital. A promoção do comportamento responsável e a realização de debates cruciais sobre temas como cyberbullying demonstram nosso empenho em criar uma sociedade digital consciente”, aponta a professora Socorro Batista, secretária de Educação do RN.

A nova legislação também estabelece ações concretas a serem tomadas para implementar a Política de Educação Digital. Isso inclui a qualificação de profissionais da educação, cursos de formação, palestras e oficinas sobre prevenção de violações dos direitos humanos online.

A implementação da Política de Educação Digital – Cidadania Digital ocorrerá por meio da adesão das escolas de educação básica, tanto públicas quanto privadas, com regulamentação a ser definida. A execução será articulada com outros programas relacionados ao uso da internet na educação, apoiados pelo Poder Executivo.

O Poder Executivo tem a autorização para estabelecer convênios e acordos com órgãos da Administração Pública Estadual e entidades privadas para o planejamento e desenvolvimento de atividades relacionadas à Política de Educação Digital. A lei deverá seguir as orientações dispostas na Base Nacional Comum Curricular, a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) e outras disposições afins.

Ações na Rede Estadual

A Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer tem investido na Cultura Digital, sendo o programa Geração Conectada um dos principais eixos de atuação. Essa iniciativa pioneira proporcionou acesso à internet em todas as escolas da rede estadual, promovendo uma revolução digital no ensino.

A visão de um ensino mais conectado e inclusivo também se refletiu na criação da Coordenadoria de Tecnologias e Inovações Educacionais e na compra de itens de informática, sendo 2.300 notebooks para professores e 2.800 chromebooks para escolas. Essa ação estratégica ampliou significativamente o acesso à internet, proporcionando aos estudantes novas oportunidades de aprendizado e pesquisa.

Além disso, a SEEC deu um passo importante ao aderir à Rede de Inovação para a Educação Híbrida (RIEH), estabelecendo uma parceria sólida com o Ministério da Educação (MEC). Essa colaboração visa impulsionar a modernização do ensino, integrando práticas inovadoras e tecnológicas.

Neste ano, essa parceria se expandirá com a criação de três Núcleos de Inovação. Esses núcleos serão equipados com estúdios modernos destinados à produção de Recursos Educacionais Digitais (RED), promovendo a criação de conteúdo educacional inovador e personalizado.

Confira as últimas notícias e atualizações do Rio Grande do Norte no Blog Alex de Olho nas Notícias. Com sede em Carnaubais, Alex traz para você o melhor das notícias locais desde 2018. Nosso compromisso é com o jornalismo verdadeiro, ético e responsável. Além disso, nosso portal é interativo, dando voz aos leitores.”

Continue lendo
Anúncio
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem categoria

Mãe de 25 anos tem três filhos o mais velho

Published

on

tem quatro anos o segundo tem três aninhos e a caçula tem 7 meses e o pai não vive com as crianças ela só tem o bolsa família e paga aluguel tbm não mora em casa própria ela mora em Viçosa CPF 08331290402

Continue lendo

Sem categoria

Acidente com vítima fatal na BR 304, próximo ao Posto Florestal em Assú veja o vídeo

Published

on

Na manha deste domingo, 21 de julho de 2024, aconteceu uma colisão envolvendo moto e carro na BR 304, nas proximidades do Posto Florestal em Assú. Segundo informações, um idoso seguia em uma motocicleta e teria colidido frontalmente com um carro, tendo morte do local.

Ainda não temos a identificação da vítima fatal, já a PRF esta realizando os procedimentos e o ITEP já foi acionado.

Continue lendo

Sem categoria

Assú: Homem é encontrado morto dentro de casa no bairro Dom Elizeu

Published

on

Um homem de 30 anos de idade identificado pelo nome de Ivanildo Morais da Silva Filho foi encontrado sem vida na manhã deste sábado, 20 de julho na casa onde morava no bairro Dom Elizeu em Assú.

Informações de um irmão do homem que não quis gravar entrevista dá conta que Ivanildo estava dentro de uma rede e que havia uma poça de vômito próximo ao corpo.

A Polícia Militar foi acionada para atender a ocorrência. O sargento Jefferson informou ao Assú Todo Dia, que o falecimento pode ter sido por causas naturais. No entanto, ponderou que somente os peritos do ITEP poderão confirmar ou descartar tal possibilidade.

Continue lendo

home