Saiba como será o Carnaval dos ministros de Lula

Publicidade

Folia, descanso, trabalho e até uma homenagem na Marquês de Sapucaí. Os 37 ministros do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se dividem para curtir o Carnaval. Neste ano, entre os dias 18 e 21 de fevereiro, o Brasil volta às ruas e aos sambódromos após os longos três anos de pandemia de Covid-19.

A ministra da Cultura, Margareth Menezes (imagem em destaque), não só cairá na folia como será uma das homenageadas pela Estação Primeira de Mangueira neste domingo (19/2). A escola levará para a avenida o samba-enredo “As áfricas que a Bahia canta”, que abordará a musicalidade baiana por meio das religiões de matriz africana presentes no estado e o empoderamento feminino.

Publicidade

O samba-enredo da escola tem início com a interpretação de Margareth Menezes afirmando: “Eu sou Mangueira, a flecha da evolução”. A ministra será um dos destaques dos carros alegóricos da Mangueira.

“O Carnaval é o momento em que a cultura popular do Brasil se expressa e se mostra com toda sua criatividade, ousadia e diversidade. É quando vemos a máxima expressão do povo brasileiro em suas dinâmicas artísticas, em todas as regiões brasileiras. Para mim, este ano, ele será um pouco diferente, é verdade, mas participo de uma forma bastante especial, em outra perspectiva, visitando algumas capitais e, com muita alegria, atendendo a solicitações de homenagens que recebi”, disse a ministra em nota.

Margareth Menezes também receberá homenagens em Recife e Salvador. Ela marcará presença no Galo da Madrugada no dia 18 de fevereiro. Já na capital baiana, a ministra não estará à frente do bloco Os Mascarados e do Trio Afropop, como tradicionalmente faz, mas se apresentará no Camarote Expresso 2222.

Bloquinho do descanso
Enquanto a ministra da Cultura celebrará a maior festa popular do país, os outros ministros parecem mais comedidos. Rui Costa, ex-governador da Bahia e titular da Casa Civil, não pretende participar de camarotes em Salvador. “A previsão é de que o ministro da Casa Civil passe o Carnaval na Bahia com a família. Até este momento, não há previsão de compromissos oficiais”, disse a assessoria.

Outros seguirão o caminho do descanso com a família e embarcam para seus estados natais, como: Camilo Santana, da Educação, voltará ao Ceará; Simone Tebet, do Planejamento e Orçamento, vai ao Mato Grosso do Sul; Flávio Dino, da Justiça e Segurança Pública, volta ao Maranhão; e Waldez Góes, da Integração e Desenvolvimento Regional, vai ao Amapá.

O advogado-geral da União (AGU), Jorge Messias, também ficará com a família, mas em vez de ir para casa, repousará em um retiro espiritual. Messias é tido como um homem religioso, um poucos protestantes na Esplanada de Lula. A assessoria não deu detalhes sobre a localização do resguardo religioso do ministro durante as celebrações de Carnaval.

Luiz Marinho (Trabalho), Ana Moser (Esporte), Alexandre Padilha (Relações Institucionais), o general da reserva Marco Edson Gonçalves Dias (GSI) e Silvio Almeida (Direitos Humanos e Cidadania), nomes que compõem parte da ala paulista da Esplanada, também decidiram voltar para o estado natal no feriado e descansar.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, têm planos para durante e depois da folia. Ele aproveitará a festa para descansar em São Paulo com a família. Já na quarta-feira de Cinzas, o ex-prefeito de São Paulo embarca para uma viagem oficial à Bangalore, na Índia – onde participa da 1ª reunião de Ministros de Finanças e Governadores de Bancos Centrais do G20.

Já o vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, passará o feriado descansando com sua família em Brasília.

Bloquinho dos ocupados
Apesar da maioria dos ministros da Esplanada optarem pelo descanso após um primeiro mês movimentado de governo, há quem queira aproveitar o hiato carnavalesco para trabalhar ou resolver questões da vida pessoal. É o caso do ministro da Controladoria-Geral da União, Vinicius Carvalho.

Com a nomeação à CGU, ele teve que arrumar as malas de São Paulo para Brasília às pressas. No meio disso, Vinicius Carvalho ainda teve 30 dias para cumprir um decreto assinado por Lula sobre o aumento da transparência e os sigilos de 100 anos de Jair Bolsonaro (PL).

Agora, ele finalmente poderá organizar a mudança e colocar sua vida em dia na capital federal. “Pretendo ficar em casa. Minha mudança deve chegar”, disse. “Olha que Carnaval legal”, brincou.

O mesmo ocorre com Renan Filho, dos Transportes, que ficará em Brasília para organizar sua nova vida na capital. “Estou de mudança e vou aproveitar para organizar o apartamento [novo]. Minha esposa e filhos que moram em Maceió [capital de Alagoas] estão vindo passar aqui comigo”, disse o ministro.

Márcio Macêdo, da Secretaria-geral da Presidência também aproveitará o feriado para reorganizar a vida pessoal. Ele passará o Carnaval em Sergipe, seu estado natal, para terminar de arrumar a mudança para o quadradinho.

Daniela Carneiro, do Turismo, iniciou uma série de visitas a alguns dos principais destinos de carnaval do país como Salvador, Recife, Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte. A assessoria informou que o foco das visitas são as movimentações econômicas e a ocupação hoteleira geradas pelos foliões.

“A ministra do Turismo tem reforçado a importância do carnaval seguro, responsável e consciente, principalmente no que se refere ao combate à exploração sexual de crianças e adolescentes e a necessidade de fortalecimento do Disque 100”, afirmou a assessoria em nota.

Cida Gonçalves, ministra da Mulher, ficará por Brasília mesmo. Ela aproveitará para fazer despachos internos. O mesmo vale para Paulo Pimenta, da Comunicação Social, que ficará no quadradinho. A assessoria de Pimenta não deixou claro se ele aproveitará para fazer despachos internos enquanto está na capital.

Bloquinho dos “sem resposta”
O site procurou as assessorias dos ministros abaixo e não obteve resposta até a data desta publicação.

Juscelino Filho (Comunicações), José Múcio Monteiro (Defesa), Jader Filho (Cidades), Carlos Lupi (Previdência Social), Luciana Santos (Ciência e Tecnologia), Nísia Trindade (Saúde), Anielle Franco (Igualdade Racial), Mauro Vieira (Relações Exteriores), Sônia Guajajara (Povos Indígenas), Wellington Dias (Desenvolvimento Social), Marina Silva (Meio Ambiente), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário) e Alexandre Silveira (Minas e Energia).

Não foram encontradas as assessorias de André de Paula (Pesca) e Márcio França (Portos e Aeroportos).

Agendas são passíveis de mudança, informaram as assessorias.

Metrópoles

Compartilhe

Relacionados

Dhiovanna Barbosa, irmã de Gabigol, se declara a Rafaella Santos, irmã de Neymar Sem categoria Dhiovanna Barbosa, irmã de Gabigol, se declara a Rafaella Santos, irmã de Neymar As influencers Rafaella Santos, irmã de Neymar, e Dhiovanna Barbosa, irmã de Gabigol, posaram juntas na web em foto divulgada por Rafaella em seu Instagram, na noite desta sexta-feira (3),...
Bandidos fazem arrastão em casa de sargento, amordaçam reféns e morrem após troca de tiros com a PM no RN Sem categoria Bandidos fazem arrastão em casa de sargento, amordaçam reféns e morrem após troca de tiros com a PM no RN Bandidos invadiram a casa de um sargento da Polícia Militar, fizeram um arrastão e chegaram a amordaçar reféns em Mossoró, na Região Oeste do Rio Grande do Norte. Na fuga, após...
Imagens Fortes: Idosa ver ladrão entrando na sua casa e mata ele com tiro de arma caseira. Sem categoria Imagens Fortes: Idosa ver ladrão entrando na sua casa e mata ele com tiro de arma caseira. Um idosa tomou uma atitude corajosa e matou um ladrão que invadiu sua residência para roubar, na tarde de hoje, em uma Cidade no interior do Pará. Segundo os relatos da idosa, ela...
Pagamento do Bolsa Família começa nesta quarta (18) Sem categoria Pagamento do Bolsa Família começa nesta quarta (18) Os primeiros pagamentos de 2023 do Auxílio Brasil, que volta a se chamar Bolsa Família, começam nesta quarta-feira, dia 18 de janeiro. A liberação segue um calendário escalonado. ...
Oscar 2023 anuncia indicados: ‘Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo’ lidera com 11 indicações Sem categoria Oscar 2023 anuncia indicados: ‘Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo’ lidera com 11 indicações A Academia de Hollywood anunciou nesta terça-feira (24) os indicados ao Oscar 2023. A atriz Alison Williams e o ator Riz Ahmed foram os apresentadores. A cerimônia de entrega dos prêmios...
Cães atacam bovinos em fazendas de Timbaúba dos Batistas: Um animal teve as orelhas arrancadas e morreu Sem categoria Cães atacam bovinos em fazendas de Timbaúba dos Batistas: Um animal teve as orelhas arrancadas e morreu Um caso sério ocorrendo em comunidades, especialmente em fazendas de criação de gado no município de Timbaúba dos Batistas: O ataque violento de cães, especialmente contra bezerros,...
© 2023 -

Aviso de Cookies

O site utiliza cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência de navegação e, ao continuar, você concorda com estas condições. Política de privacidade OK
Fale com a gente pod
Olá estamos online Fale Conosco
👋
Olá meus seguidores podemos ajudar obrigado