Natal
Sancionada lei que obriga exame toxicológico para candidatos em concursos públicos de Natal

Os candidatos que prestarem concurso público para funções no serviço público municipal deverão ser submetidos a exames toxicológicos. A lei que trata sobre o tema foi sancionada nesta quarta-feira (27), pelo prefeito Álvaro Dias (Republicanos). Houve um veto a parte do texto que foi aprovado na Câmara Municipal do Natal.
Pela lei sancionada, fica instituída a obrigação da realização de exame toxicológico para a detecção da presença de substâncias psicotrópicas, proibidas e drogas ilícitas aos candidatos aprovados em concursos para ingresso no serviço público municipal. O teste é requisito previsto no exame de saúde do candidato.
Ficou definido que o exame deverá ser do tipo “menor janela de detecção”, devendo apresentar resultados negativos para o período de 90 dias, e será exigido apenas na fase final do certame, como condição para a respectiva nomeação do candidato. O resultado do exame, porém, é de natureza confidencial, devendo ser divulgado apenas ao interessado.
Ainda pela lei, ficou definido que o próprio candidato deverá custear a realização do exame, mas os critérios para a realização dos exames, validade, prazos e outras condições serão expostas nos editais dos concursos.
A lei determina que, caso o resultado do exame seja positivo para a detecção de drogas ilícitas, o candidato terá direito à contraprova, nas condições e prazos estabelecidos em edital, podendo optar por instituição de sua preferência, desde que reconhecida pelo Poder Público. Caso a confirmação de resultado positivo, o candidato será eliminado do concurso público.
O prefeito Álvaro Dias vetou o enciso 4º do artigo 1º da lei, previa a não aplicação da lei no caso de detecção de substâncias derivadas da maconha.
Tribuna do Norte
Eleições 2024
SETA: Carlos Eduardo cai para 35,8%; Paulinho 26,4% e Natália com 22,7% em Natal, RN.


Foi divulgada ontem (20) os números da nova pesquisa Seta/ com os números da disputa pela Prefeitura de Natal e pela Câmara Municipal de Natal.
No cenário estimulado, Carlos Eduardo cai para 35,8%, Paulinho Freire cresce para 26,4%, Natália com 22,7% e Rafael Motta 2,1%. 10,1% ninguém branco ou nulo e 2,9% não respondeu.
No cenário espontâneo para a Prefeitura, o ex-prefeito Carlos Eduardo tem 32,2%, contra 22,2% de Paulinho Freire e 17,5% de Natália, 0,6% de Rafael Motta. 24,3% ainda não sabem em quem votar e 2,7% votariam nulo.
Por outro lado, na rejeição, a deputada Natalia Bonavides é a mais rejeitada para 8,9%, Carlos Eduardo 6,8%, Paulinho 2,7%, Rafael Motta 0,5%, Heró e Nando 0,3%. Já 57,6% votariam branco ou nulo e 22,8% não sabem.
DADOS TÉCNICOS
Em relação à última pesquisa SETA, em 29 de agosto, Carlos Eduardo caiu 3% e Paulinho subiu 2,5%. A pesquisa foi realizada em Natal de 14 a 15 de setembro, com 1.800 entrevistados. A pesquisa foi registrada no TSE com o número RN-04407/2024, com margem de erro de 2,4%, confiabilidade de 95%.
Natal
Ranking aponta Natal com a melhor qualidade do ar do País entre as capitais, empatada com João Pessoa


A metodologia que gera os dados foi desenvolvida em 1976 nos Estados Unidos e serve de referência na comparação da qualidade do ar ao redor do globo. Foto: Sandro Menezes
Natal (RN) e João Pessoa (PB) têm a melhor qualidade do ar do Brasil entre as capitais brasileiras, segundo atualização feita às 17h desta sexta-feira (13) pelo Índice de Qualidade do Ar (AQI, na sigla em inglês), maior plataforma gratuita de informações sobre as condições do ar em todo o mundo.
A metodologia que gera os dados foi desenvolvida em 1976 nos Estados Unidos e serve de referência na comparação da qualidade do ar ao redor do globo. O índice vai de 0 a 500. Quanto maior o número, pior a qualidade do ar naquela região.
O índice é atualizado em tempo real. Na última atualização consultada pelo jornal Folha de S. Paulo às 17h, Natal estava na 1ª posição entre as capitais brasileiras, com índice 10, empatada com João Pessoa (PB).
A ferramenta extrai os dados da empresa suíça IQAir. A companhia usa dados de órgãos públicos, como a Cetesb em São Paulo, informações de satélite e sensores colaborativos dos aparelhos vendidos pela própria empresa para mensurar a qualidade de ar.
Pelos critérios do ranking, entre 0 e 50, a qualidade do ar é considerada satisfatória e a poluição atmosférica representa pouco ou nenhum risco. Nessa faixa, estão sete capitais: além de Natal e João Pessoa, estão Fortaleza (CE), Recife (PE), Brasília (DF), Palmas (TO) e Macapá (AP).
Na outra ponta do ranking, está Porto Alegre (RS), com índice 172, considerada “insalubre” – nessa faixa, algumas pessoas do público em geral podem sofrer efeitos na saúde e membros de grupos sensíveis podem sofrer efeitos mais sérios na saúde.
Natal
Desfile do Dia da Independência reúne centenas de pessoas em Natal


Atualizado há 16 horas
Foto: Reprodução
O tradicional Desfile da Independência deste sábado (7) atraiu centenas de natalenses à zona Leste de Natal, no bairro Petrópolis. O desfile cívico-militar contou com mais de 4 mil pessoas participando, representando escolas públicas e grupamentos militares.
Em 2024, o desfile foi coordenado pela Força Aérea Brasileira. Entre os militares, o desfile contou com a participação do Grupo Associação Bravos Infantes, o Grupo Associação Eternos Engenheiros, além de unidades da Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira.
As forças de segurança do Estado, como as Polícias Militar, Civil, Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros e Polícia Penal, também integraram o desfile.
O cortejo começou por volta das 9h45 na Praça Pedro Velho, com a Escola Municipal Maria Alexandrina, uma das unidades cívico-militares de Natal, abrindo o evento. Outras escolas tradicionais, como a Municipal João XXIII, a Winston Churchill e a Aldo Fernandes de Melo, também participaram.
O prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos), e secretários do município e do Estado estiveram presentes. A governadora Fátima Bezerra (PT), que cumpre agenda em São Paulo, não participou da cerimônia. Ela foi representada pelo secretário estadual de Segurança Pública, coronel Francisco Araújo.
Trânsito e transporte alterados
Com o desfile, o trânsito sofreu alterações em várias áreas da cidade. De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU), o bloqueio das vias próximas ao desfile cívico foi iniciado no começo da manhã.
Os condutores foram orientados a acessar o centro de Natal por rotas alternativas, como as avenidas 25 de dezembro e do Contorno. A expectativa é de que o trânsito seja totalmente liberado até as 13h.
Fonte: Novo Notícias
-
Sem categoria1 ano Atrás
blog alex de olho na notícia
-
famosos1 ano Atrás
Cartão de confirmação do Enem será disponibilizado terça-feira (24)
-
HOME2 anos Atrás
Caiu na NET: Pense numa complicação seu moço.
-
Mossoro2 anos Atrás
Funcionário esquece ‘maranhão’ dentro de banheiro de empresa em Mossoró
-
Mossoro2 anos Atrás
Jovem é morto a tiros dentro de carro no Santo Antônio em Mossoró
-
Noticias2 anos Atrás
Polícia Civil prende suspeito por descumprimento de Medidas Protetivas de Urgência, ameaça e vias de fato em Macau