Ícone do site Blog Alex de olho na notícia

Trump se torna 1º ex-presidente dos EUA condenado criminalmente

O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump se pronunciou após ser considerado culpado em julgamento sobre fraude e suborno à atriz pornô Stormy Daniels.

O político falou com a imprensa por três minutos depois do resultado da corte de Nova York.

“Isso foi uma desgraça. Este foi um julgamento manipulado por um juiz em conflito de interesses e corrupto”, disse o ex-presidente.

Trump foi condenado nesta quinta-feira (30) por 34 acusações criminais. Esta é a primeira vez que um ex-presidente americano é acusado e condenado criminalmente.

“O real veredito virá em 5 de novembro pelo povo”. “Não fizemos nada de errado. Sou um homem inocente. Estou lutando pelo nosso país”, completou.

Entenda acusação

Os jurados entenderam que o político comprou o silêncio de Daniels para evitar que o vazamento do escândalo prejudicasse a sua imagem durante a campanha presidencial de 2016.

Segundo as denúncias, o empresário teria pago US$ 130 mil (equivalente a pouco mais de R$ 669 mil na cotação atual) para Stormy Daniels nas semanas prévias às eleições de 2016. O objetivo era de que ela mantivesse silêncio sobre um suposto relacionamento extraconjugal entre os dois.

Ao todo, foram 34 acusações contra Trump. Cada uma delas pode gerar até quatro anos de reclusão.

A partir de agora, o juiz do caso, Juan Merchan, emitirá sua sentença com base no veredito dos jurados. Ele pode decidir pelo cumprimento ou não da pena na prisão. O julgamento da sentença acontecerá no dia 11 de julho.

Cultura

Sair da versão mobile