Lula e Trump devem se reunir no domingo (26) durante cúpula na Malásia

Date:

Negociadores do Brasil e dos Estados Unidos agendaram para domingo (26) o aguardado encontro entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Donald Trump, na Malásia. Ambos estarão no país para participar da Cúpula da Asean (Associação das Nações do Sudeste Asiático), que ocorre entre os dias 26 e 28 de outubro. Lula embarcou nesta terça-feira (21) rumo à Ásia, onde também terá reuniões bilaterais com empresários e autoridades locais.

Apesar do agendamento, diplomatas brasileiros tratam o encontro com cautela, já que ainda não houve confirmação oficial por parte da Casa Branca. As duas equipes, no entanto, seguem atuando para viabilizar a reunião. Desde a breve conversa entre Lula e Trump na Assembleia-Geral da ONU, assessores do presidente defendem que um novo diálogo presencial ocorra em território neutro, evitando possíveis constrangimentos de uma visita ao Salão Oval, onde Trump costuma criar situações inesperadas diante das câmeras.

O encontro deve abordar questões comerciais, especialmente as negociações para reduzir as sobretaxas impostas pelos EUA sobre produtos brasileiros. A rodada de tratativas começou na semana passada, em reunião entre o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o secretário de Estado americano, Marco Rubio — o primeiro contato direto entre os dois governos desde o reencontro entre Lula e Trump em Nova York.

Embora ainda não exista decisão sobre a diminuição imediata das tarifas de 50%, a conversa entre os chanceleres foi vista como positiva, sinalizando boa vontade de ambas as partes para um acordo. Em comunicado conjunto, os governos destacaram que as discussões foram “muito positivas” e ocorreram em clima de cooperação. A avaliação é de que as tratativas avançam em tom mais pragmático, sem interferência de temas políticos que vinham travando o diálogo comercial.

Com informações de Folha de São Paulo

BlogAlexdeOlhona Notícia
BlogAlexdeOlhona Notíciahttp://blogalexdeolhonanoticia.com
Blog Alex de Olho na Notícia — Informação para todo o Brasil O Blog Alex de Olho na Notícia é um portal de notícias que tem o compromisso de levar informação todos os dias aos seus leitores, com responsabilidade, credibilidade e respeito. Com o trabalho do jornalista Alex de Olho na Notícia, nossa equipe acompanha os principais acontecimentos e leva ao público notícias de Carnaubais, Vale do Açu, Rio Grande do Norte e de todo o Brasil. Aqui, você encontra informação sobre segurança pública, política, saúde, comunidade, esporte, acontecimentos locais e tudo aquilo que é notícia. Nosso compromisso é estar sempre onde a notícia acontece, dando voz à população e levando informação para todos que acompanham o nosso trabalho. Blog Alex de Olho na Notícia — informação todos os dias, para todo o Brasil. Levando a informação, doa a quem doer!

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

FORÇA DA DIREITA! Coronel Azevedo se consolida no topo das pesquisas para deputado estadual no Rio Grande do Norte

O deputado estadual Coronel Azevedo consolidou a segunda colocação...

Lula minimiza confusão na Câmara e diz que episódio é “próprio da democracia”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou, nesta...

Moraes é aplaudido ao defender salários maiores para juízes, e desabafa: “Não podemos ter vergonha”

Durante evento do CNJ em Florianópolis, Alexandre de Moraes...