Governo do RN realiza I Festival do Queijo da Agricultura Familiar Potiguar

Date:

I Festival do Queijo da Agricultura Familiar Potiguar vai acontecer nos dias 18 e 19 de julho, no Mercado de Agricultura Familiar, em Natal/RN – Foto: Elisa Elsie/Arquivo Assecom
Uma oportunidade pensada para fortalecer a agricultura familiar, impulsionar a cadeia produtiva do leite e derivados, e promover o turismo cultural e gastronômico. Com essa ideia nasceu o I Festival do Queijo da Agricultura Familiar Potiguar, que vai acontecer nos dias 18 e 19 de julho, no Mercado de Agricultura Familiar, em Natal/RN.

A iniciativa partiu do Governo do RN, via Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf/RN) e Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RN), e vai contar com uma programação que contemplará eventos técnicos, oficinas gastronômicas, apresentações culturais e venda de produtos.

O evento visa ser um espaço para agricultores familiares e consumidores interagirem, gerando novas oportunidades de negócios e parcerias. O festival vai apresentar práticas de produção, incentivando a melhoria contínua na qualidade e diversidade dos queijos potiguares.

De acordo com o titular da Sedraf/RN, Alexandre Lima, ao promover a comercialização e o consumo de queijos potiguares, o I Festival do Queijo almeja contribuir para o desenvolvimento econômico da agricultura familiar, gerando renda e empregos.

“A produção de queijos na agricultura familiar é parte da identidade cultural do Rio Grande do Norte. Nesse sentido, o governo estadual vem, nos ultimos anos, investindo fortemente na qualificação do setor, garantindo a sustentabilidade da produção familiar.”, explica o secretário.

O festival conta com o apoio de entidades como Fundação José Augusto, Idiarn, Unicafes/RN, Sistema Ocern, Assema, UFRN e Sebrae/RN.

Programação completa:
1º DIA – 18/07 (Sexta-feira)

– 10h – Abertura Oficial
– 10h às 19h – Exposição e Comercialização de Produtos da Agricultura Familiar
– 14h às 16h45 – Evento Técnico (Palestras)

Painel: Caminhos do Queijo Artesanal: conhecer, legalizar e valorizar (Moderadora: Joadilza da Silva Bezerra)

Palestra 1 (14h às 14h45) – “Regularização de Queijeiras no RN”, com Guilherme Saldanha (Titular da Sape/RN)
Palestra 2 (14h50 às 15h35) – “Novas pesquisas na cadeia do queijo artesanal do RN: onde podemos inovar?”, com Adriano Rangel (Professor da UFRN)
Palestra 3 (15h40 às 16h25) – “Turismo rural pela rota do queijo Artesanal: onde nasce o sabor do queijo produzido no Triângulo Mineiro”, com Patrícia Freitas (Emater/MG)
Palestra 4 (16h25 às 16h45) – Debate, com mediação de Joadilza Bezerra (Consultora da JB Alimentos de Origem Animal)

– 15h – Fabricação de Queijo de Manteiga
– 15h às 18h – Concurso de Queijos da Agricultura Familiar
– 16h às 17h – Oficina de Harmonização, com Verlândia Morais (Queijista da Queijeira 504)
– 16h às 19h – Programação Cultural: Show de Nara Costa

2º DIA – 19/07 (Sábado)

– 10h às 14h – Exposição e Comercialização de Produtos
– 10h – Fabricação de Queijo de Manteiga
– 10h às 12h – Evento Técnico (Palestras)

Painel: Regularização do Queijo Artesanal: o que diz a lei? (Moderadora: Tibério Souza)

Palestra 1 (09h às 09h40) – “Possibilidades de registro de estabelecimentos artesanais no RN”, com Danielly Avelino (Fiscal Agropecuária do Idiarn)
Palestra 2 (09h40 às 10h20) – “A lei Nivardo Melo e sua aplicação nas queijeiras artesanais”, com Samara de Melo (Fiscal Agropecuária do Idiarn)
Palestra 3 (11h às 11h40) – “Selo Arte e Queijo Artesanal” – Considerações do MAPA e “Aquisição do Selo Arte no RN”, com Rose de Aquino (Analista da Emater e Idiarn) e Sônia Nunes (Fiscal Agropecuária do Mapa)
Palestra 4 (11h40 às 12h) – Debate, com mediação de Tibério Clemente Rodrigues Souza (Fiscal Agropecuário do Mapa)

– 11h às 12h – Oficina Gastronômica com Queijos: Gastronomia regional, inovação e empreendedorismo, com Alexandre Dantas, Ana Lacerda e Leila Paiva (todos da Emater)
– 12h30 – Entrega de Prêmios e Encerramento
– 13h às 15h – Programação Cultural: Show de Zé Hilton

BlogAlexdeOlhona Notícia
BlogAlexdeOlhona Notíciahttp://blogalexdeolhonanoticia.com
Blog Alex de Olho na Notícia — Informação para todo o Brasil O Blog Alex de Olho na Notícia é um portal de notícias que tem o compromisso de levar informação todos os dias aos seus leitores, com responsabilidade, credibilidade e respeito. Com o trabalho do jornalista Alex de Olho na Notícia, nossa equipe acompanha os principais acontecimentos e leva ao público notícias de Carnaubais, Vale do Açu, Rio Grande do Norte e de todo o Brasil. Aqui, você encontra informação sobre segurança pública, política, saúde, comunidade, esporte, acontecimentos locais e tudo aquilo que é notícia. Nosso compromisso é estar sempre onde a notícia acontece, dando voz à população e levando informação para todos que acompanham o nosso trabalho. Blog Alex de Olho na Notícia — informação todos os dias, para todo o Brasil. Levando a informação, doa a quem doer!

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Bibiano lidera últimas pesquisas e é o 1º do MDB

Na reta final da campanha, Bibiano (MDB) aparece liderando...

TSE proíbe a partir de hoje posts de IA com imagem ou voz de candidatos

TSE proíbe a partir de hoje posts de IA...

Allyson lidera com 39,8%; Cadu e Álvaro brigam pelo segundo lugar, com 19% cada

Allyson lidera com 39,8%; Cadu e Álvaro brigam pelo...

Biblioteca/Bibiano Recebe Carinho Da População E Destaca UniãoassamêsVoz 2 (Índia)

BibianorecebecarinhodapopulaçãoedestacauniãoporumRNmaisforte Imagem:Reprodução AcampanhadeBibianosegueatodovaporetrazendomuitaenergiaboaportodooestado! Namanhãdestaquinta-feira,30,eleestevenacidadedeFlorâniaparaumacaminhadaquemovimentouasruasereuniumuitagente. Ladoaladocomapoiadoreseliderançaspolíticasdacidade,Bibianoandoupelasruasesentiudepertoocarinhoeaconfiançadapopulação. Oclimafoidemuitaanimação,comtodomundoacreditandoaindamaisnavitóriaqueseaproximanodia4deoutubro. Duranteacaminhada,Bibianofezquestãodereforçaroseucompromissocomaspessoas,destacandoqueoRioGrandedoNorteprecisadeumarepresentaçãodeverdade. “EmcadacidadecrescecadavezmaisacertezadequeoRNteráumdeputadoconectadocomasnecessidadesdasfamíliasequeirátrabalharpelodesenvolvimentodecadamunicípioatravésdesuaspotencialidades”,disseBibiano. Passagenscomoessamostramqueacaminhadanãoésósobrevotos,massobreescutaraspessoaseconstruirumfuturomelhorjuntocomcadamunicípiopotiguar.