Falha em sistema impede decolagem de todos os voos nos EUA

A queda de um dos sistemas de controle aéreo dos Estados Unidos cancelou temporariamente todos os voos saindo dos aeroportos do país nesta quarta-feira (11).

Os voos domésticos e internacionais que decolariam nesta manhã dos aeroportos dos EUA ficaram em solo por determinação da Administração Federal de Aviação americana (FAA, na sigla em inglês) entre 9h30 e 10h50 no horário de Brasília.

Caos foi causado por uma queda no sistema Notam, que alerta pilotos e outros funcionários de voo sobre algum perigo ou alterações relevantes em aeroportos.

Por volta de 10h20, a FAA informou que começou a retomar alguns voos, especificamente nos aeroportos de Newark e Atlanta.

Os voos que já estavam no ar não tiveram problemas para pousar. A Casa Branca afirmou não haver nenhuma evidência de que a falha ocorreu por ataque cibernético. O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse estar acompanhando o caso.

Desde cedo, passageiros já relatavam cancelamentos em diferentes companhias e aeroportos, em várias regiões dos Estados Unidos.

O site FlightAware, que monitora o tráfego aéreo pelo mundo, mostra que, dos voos saindo dos Estados Unidos ou chegando ao país, havia 402 cancelados.

O número já é o dobro do total de voos cancelados em toda o dia anterior, que foram 201. O site registra também cerca de 10 mil voos atrasados no país hoje – na terça, foram 4.000 com atraso no dia inteiro.

O sistema Notam ainda não havia sido restabelecido até o final da manhã, e a FAA disse ainda não haver prazo para recuperá-lo.

Com informações de G1

Hot this week

Adolescente é encontrada sem vida em Alto do Rodrigues

A jovem foi identificada como Gennifer Raquel Miranda da...

Homem vítima de homicídio na zona norte de Caicó tinha 51 anos

Um homem identificado como José Pereira da Silva, de...

Topics

spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img