Empresas potiguares embarcam para a China em busca de tecnologia e inovação no setor de alimentos

Date:

Empresas potiguares dos segmentos de alimentos e bebidas embarcam neste mês para a China com um objetivo em comum: buscar tecnologias, equipamentos e modelos produtivos capazes de acelerar a expansão dos negócios e aumentar a competitividade em um mercado cada vez mais pressionado por eficiência, inovação e ganho de escala.

A iniciativa reflete um movimento crescente entre pequenas e médias empresas brasileiras que buscam referências em mercados considerados líderes globais em automação industrial, transformação digital e produtividade.

Durante a missão, os empresários participarão de quatro dos principais eventos do setor na Ásia: ProPak China, Hi & Fi Asia-China, HNC e Starch Expo China. As feiras reúnem fabricantes de equipamentos, fornecedores de insumos, especialistas em automação industrial e empresas ligadas à inovação em alimentos, bebidas e embalagens.

A expectativa é que os participantes tenham contato direto com tendências que vêm transformando a indústria global, incluindo novas tecnologias de processamento, sistemas de controle de qualidade, automação de linhas produtivas e soluções voltadas à sustentabilidade.

Além das feiras, a agenda prevê visitas técnicas personalizadas de acordo com o perfil e as necessidades de cada empresa participante. Entre os empreendimentos incluídos no roteiro estão a Shandong Yuncheng Ruisheng Glass/Vanjoin, fabricante de embalagens de vidro para bebidas, e a Aocno Baking Machinery Co., Ltd., especializada em equipamentos industriais para panificação. O objetivo é permitir que os empresários observem de perto processos produtivos, modelos de gestão industrial, sistemas de controle operacional e aplicações práticas de tecnologias utilizadas por empresas que atuam em larga escala.

Segundo a gestora de Alimentos e Bebidas do Sebrae-RN, Ana Carolina Ribeiro, a missão foi estruturada para aproximar os empresários potiguares de soluções já consolidadas em mercados mais maduros. “A proposta é proporcionar uma experiência estratégica e transformadora para as empresas participantes, ampliando o acesso a tendências globais, soluções inovadoras e práticas que contribuam para o aumento da competitividade dos pequenos negócios do Rio Grande do Norte”, afirma.

O grupo participante é composto pelas empresas Elas Vida Leve, Panificadora Visão, Cachaça Extrema, Piccolo, Padoca do Bosque, Akaíu – Espumante de Caju, Padaria Frota Gourmet e Água Amana/Cachaça Fulô do Mato.

Embora atuem em segmentos distintos, as empresas compartilham um momento semelhante de crescimento e buscam ampliar capacidade produtiva, modernizar operações e explorar novas oportunidades de mercado.

A missão possui caráter técnico e empresarial, com foco em benchmarking, desenvolvimento de parcerias e aproximação com fornecedores internacionais.

Como preparação para a viagem, os empresários participaram de uma série de atividades promovidas pelo Sebrae-RN. A agenda incluiu orientações sobre cultura chinesa, negociação internacional, construção de apresentações comerciais e acesso a linhas de financiamento voltadas para investimentos produtivos.

Entre os participantes, a expectativa é que a viagem contribua diretamente para decisões de investimento previstas para os próximos meses.

O empresário Marcos Mindelo, da Cachaça Extrema, afirma que a busca por equipamentos capazes de aumentar a produtividade é uma das prioridades da empresa.

“Estamos em busca de equipamentos e soluções que possam acelerar nosso processo de expansão e fortalecer nossa atuação em novos mercados. A missão surge como uma oportunidade importante para conhecer fornecedores e tecnologias que podem contribuir para esse objetivo”, diz.

A empresária Lia Frota, da Frota Gourmet, também vê na experiência internacional uma oportunidade de apoiar a próxima fase de crescimento da empresa. Segundo ela, o negócio se prepara para ampliar a operação industrial e busca referências que permitam elevar a escala produtiva sem comprometer padrões de qualidade.

“Queremos conhecer novas tecnologias, equipamentos e processos que nos ajudem a expandir nossa capacidade produtiva. A missão será uma oportunidade de adquirir conhecimento e observar o que está sendo desenvolvido em mercados altamente inovadores”, afirma.

Para o Sebrae-RN, a aproximação com o mercado chinês representa mais do que uma oportunidade comercial. A iniciativa busca conectar pequenos e médios negócios do Estado a tendências globais que vêm redefinindo a indústria de alimentos e bebidas, especialmente em áreas como automação, rastreabilidade, eficiência energética e modernização de processos.

BlogAlexdeOlhona Notícia
BlogAlexdeOlhona Notíciahttp://blogalexdeolhonanoticia.com
Blog Alex de Olho na Notícia — Informação para todo o Brasil O Blog Alex de Olho na Notícia é um portal de notícias que tem o compromisso de levar informação todos os dias aos seus leitores, com responsabilidade, credibilidade e respeito. Com o trabalho do jornalista Alex de Olho na Notícia, nossa equipe acompanha os principais acontecimentos e leva ao público notícias de Carnaubais, Vale do Açu, Rio Grande do Norte e de todo o Brasil. Aqui, você encontra informação sobre segurança pública, política, saúde, comunidade, esporte, acontecimentos locais e tudo aquilo que é notícia. Nosso compromisso é estar sempre onde a notícia acontece, dando voz à população e levando informação para todos que acompanham o nosso trabalho. Blog Alex de Olho na Notícia — informação todos os dias, para todo o Brasil. Levando a informação, doa a quem doer!

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

TSE proíbe a partir de hoje posts de IA com imagem ou voz de candidatos

TSE proíbe a partir de hoje posts de IA...

Allyson lidera com 39,8%; Cadu e Álvaro brigam pelo segundo lugar, com 19% cada

Allyson lidera com 39,8%; Cadu e Álvaro brigam pelo...

Biblioteca/Bibiano Recebe Carinho Da População E Destaca UniãoassamêsVoz 2 (Índia)

BibianorecebecarinhodapopulaçãoedestacauniãoporumRNmaisforte Imagem:Reprodução AcampanhadeBibianosegueatodovaporetrazendomuitaenergiaboaportodooestado! Namanhãdestaquinta-feira,30,eleestevenacidadedeFlorâniaparaumacaminhadaquemovimentouasruasereuniumuitagente. Ladoaladocomapoiadoreseliderançaspolíticasdacidade,Bibianoandoupelasruasesentiudepertoocarinhoeaconfiançadapopulação. Oclimafoidemuitaanimação,comtodomundoacreditandoaindamaisnavitóriaqueseaproximanodia4deoutubro. Duranteacaminhada,Bibianofezquestãodereforçaroseucompromissocomaspessoas,destacandoqueoRioGrandedoNorteprecisadeumarepresentaçãodeverdade. “EmcadacidadecrescecadavezmaisacertezadequeoRNteráumdeputadoconectadocomasnecessidadesdasfamíliasequeirátrabalharpelodesenvolvimentodecadamunicípioatravésdesuaspotencialidades”,disseBibiano. Passagenscomoessamostramqueacaminhadanãoésósobrevotos,massobreescutaraspessoaseconstruirumfuturomelhorjuntocomcadamunicípiopotiguar.

Eleições 2026: veja o que pode e o que é proibido no dia da votação

Quem vai votar nas Eleições 2026 precisa ficar atento...