PM acusado pela morte de Zaira Cruz volta a júri popular em Natal

Date:

O policial militar Pedro Inácio de Araújo começa a ser julgado novamente nesta segunda-feira (1º), no Fórum Miguel Seabra Fagundes, em Natal, quase sete anos após a morte da estudante universitária Zaira Dantas Silveira Cruz, encontrada sem vida dentro do carro do militar durante o Carnaval de Caicó, em 2 de março de 2019. O réu está preso no Quartel da Polícia Militar desde o dia 15 de março de 2019. A informação é da Tribuna do Norte.

Este será o segundo júri popular do caso. O primeiro, realizado em junho deste ano, foi cancelado após a defesa abandonar o plenário, alegando cerceamento de defesa. A decisão ocorreu depois que o juiz indeferiu perguntas apresentadas pelos advogados e direcionadas à vítima.

A sessão ocorre sob rígido controle de acesso. Uma portaria conjunta da 2ª Vara Criminal de Natal e da Direção do Foro determinou que somente familiares da vítima e do réu poderão entrar no Salão do Júri. O processo tramita em segredo de justiça.

O novo julgamento deve se estender até sexta-feira (5). Estão previstos 23 depoimentos, entre testemunhas de acusação, defesa e o próprio réu. A expectativa do tribunal é ouvir pelo menos oito pessoas por dia, em formato presencial e por videoconferência. O processo já acumula cerca de 7 mil páginas.

Cronologia do Caso Zaira
2 de março de 2019 — O crime
Zaira Cruz, 22 anos, é encontrada morta dentro do carro do PM Pedro Inácio Araújo, em Caicó, durante o Carnaval. Ele é acusado de estupro e homicídio.

2019 — Trâmite inicial em Caicó
O caso começa a tramitar na 3ª Vara da Comarca de Caicó. A defesa solicita o desaforamento do julgamento para Natal, alegando dúvidas sobre a imparcialidade do júri no Seridó. O pedido é aceito.

Junho de 2025 — Primeiro júri é cancelado
O júri popular é iniciado, mas interrompido no segundo dia. A defesa abandona o plenário alegando cerceamento, após o magistrado negar perguntas direcionadas à vítima. As testemunhas de acusação já haviam sido ouvidas.

1º de dezembro de 2025 — Novo julgamento
Começa o segundo júri popular, desta vez sob acesso restrito e com previsão de cinco dias de duração. Depoimentos serão colhidos presencialmente e por videoconferência.

BlogAlexdeOlhona Notícia
BlogAlexdeOlhona Notíciahttp://blogalexdeolhonanoticia.com
Blog Alex de Olho na Notícia — Informação para todo o Brasil O Blog Alex de Olho na Notícia é um portal de notícias que tem o compromisso de levar informação todos os dias aos seus leitores, com responsabilidade, credibilidade e respeito. Com o trabalho do jornalista Alex de Olho na Notícia, nossa equipe acompanha os principais acontecimentos e leva ao público notícias de Carnaubais, Vale do Açu, Rio Grande do Norte e de todo o Brasil. Aqui, você encontra informação sobre segurança pública, política, saúde, comunidade, esporte, acontecimentos locais e tudo aquilo que é notícia. Nosso compromisso é estar sempre onde a notícia acontece, dando voz à população e levando informação para todos que acompanham o nosso trabalho. Blog Alex de Olho na Notícia — informação todos os dias, para todo o Brasil. Levando a informação, doa a quem doer!

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related