aWQ9R1RNLTVDRkpQQ0RKJmVudj0xJmF1dGg9dEROV0NuMm9PNTJab1RfMGZMTVJUZw==
conecte-se conosco

Assú

Eleições e conflitos vão levar desaceleração e incertezas à economia em 2024, dizem especialistas

Published

on

Foto: Reprodução

Para especialistas consultados pela CNN, o cenário econômico de 2024 será marcado por desaceleração e incerteza, dentro e fora do Brasil.

No território nacional, as eleições municipais devem deixar as instâncias políticas em marcha lenta. Lá fora, o pleito estadunidense e os conflitos geopolíticos reforçam as interrogações.

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Ministério da Fazenda e o mercado financeiro tem consenso: o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro não deve avançar em 2024 tanto quanto em 2023. Os números das previsões, porém, variam.

Economista-chefe do Warren Rena, Felipe Salto reitera que o PIB vai perder fôlego, mas crê em uma “composição boa”. Ele destaca o ciclo de corte da Selic pelo Banco Central (BC) e indica que a trajetória de juros nos Estados Unidos tende a ter influência positiva.

“O investimento e o consumo vão ser auxiliados pela redução dos juros, que será contínua. Evidentemente, a preservação de um plano de responsabilidade fiscal mínima será crucial”, afirma.

“Acredito que, seguindo esse caminho, teremos um bom ano pela frente”.

Para as demais variáveis, a expectativa é de que a inflação continue se aproximando do centro da meta — de 3% ao ano — e que os juros sigam caindo.

As incertezas pairam sobre o patamar que os juros vão atingir ao fim do ciclo de cortes — o que vai depender, por exemplo, do compromisso do governo federal com o fiscal.

Luciano Nakabashi, professor da FEARP-USP explica que o controle das contas públicas está intrinsecamente ligada às incertezas que rondam os rumos da economia doméstica.

“Se não controlarmos os gastos e o déficit fiscal não reduzir de maneira significativa, podemos ter maior incerteza em relação aos compromissos do governo e à própria trajetória da dívida pública em relação ao PIB”, aponta.

Enquanto o Ministério da Fazenda mantém previsão de que vai zerar o déficit primário em 2024, agentes do mercado financeiro preveem déficit por volta de 0,8% do PIB.

A pasta comandada por Fernando Haddad trabalhará pelo aumento de receitas, a fim de impedir contingenciamentos de gasto no exercício.

CNN

O blog Alex de Olho na Notícia é muito mais do que uma simples plataforma de informação; somos uma empresa investigativa comprometida com a verdade e a justiça. Nossa missão é levar notícias de qualidade e conteúdo investigativo 24 horas por dia, alcançando tanto nosso público local quanto seguidores internacionais. Mais do que informar, o que nos move é o compromisso social: estamos sempre ao lado da população, especialmente das pessoas mais vulneráveis, oferecendo apoio e visibilidade a quem mais precisa. Nossa atuação vai além das fronteiras do Brasil, refletindo a responsabilidade de um trabalho ético e rigoroso, focado em transformar vidas e trazer esperança através da informação e do suporte à comunidade. Este é o propósito que guia Alex de Olho na Notícia: unir jornalismo investigativo com solidariedade, fazendo da nossa voz um instrumento de mudança real

Continue lendo
Anúncio
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assú

Condutor embriagado atropela três pessoas na avenida em Assú

Published

on


Na noite de ontem, quarta-feira, 02 de outubro de 2024, aconteceu um acidente tipo atropelamento na Avenida Senador João Câmara, com a RN-016, em Assú. Segundo informações, três pessoas, incluindo uma criança, ficaram feridas após serem atingidas por um veículo conduzido por Iranilson de Araújo, de 41 anos.

Informações da Polícia Militar, o motorista estava sob efeito de álcool, uma das vitima sofreu fratura exposta em uma das pernas, uma mulher com suspeita de fratura em um dos pés, entre as vítimas tinha uma criança que sofreu algumas escoriações.

O motorista atropelador se evadiu do local, mas foi interceptado na BR-304, nas proximidades da comunidade de Morada Nova, onde foi detido em flagrante por embriaguez ao volante.

O SAMU esteve no local e prestou socorro as vítimas.

Continue lendo

Assú

Polícia Civil prende homem condenado por estupro de vulnerável em Assu

Published

on

Policiais civis da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (DEAM) de Assu cumpriram, nesta quarta-feira (25), um mandado de prisão expedido pela 1ª Vara da Comarca de Assu, contra um homem, de 52 anos, condenado a 9 anos de reclusão em regime fechado pela prática do crime de estupro de vulnerável, ocorrido no município de Assu, região Oeste Potiguar.
Segundo as investigações, o crime ocorreu no ano de 2018, quando o suspeito teria praticado o crime contra uma menor de idade. Após diligências, os policiais localizaram o homem, que, no momento do anúncio da prisão, tentou fugir, mas foi rapidamente capturado pelos policiais.

O homem foi conduzido à delegacia para a realização dos procedimentos legais e, em seguida, encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.

A Polícia Civil reforça a importância da colaboração da população, que pode continuar enviando informações de forma anônima por meio do Disque Denúncia 181.

Continue lendo

Assú

Homem de São Rafael, é preso em Assú por tráfico de drogas e maus-tratos de animais

Published

on

Neste sábado, 21 de setembro de 2024, a Polícia Militar do 10º Batalhão em Assú e com apoio do CPR IV, realizou a prisão de um homem por tráfico de drogas na rua Jaílton Melo Morais, no conjunto Colinas do Vale em Assu. De início, a denúncia anônima seria de maus-tratos a animais.

Os policiais da Força Tática quando chegaram no local, abordaram um homem que estava saindo da residência. Durante a revista, os policiais encontraram porções de maconha, cartões bancários, sacos plásticos, uma balança de precisão, seda, e R$ 150,00 em dinheiro. O homem identificado como sendo Everton, 26 anos de idade, natural de São Rafael, confessou ser o proprietário da droga.

Na casa, foram encontrados oito cães em condições deploráveis, sem acesso a água ou comida. O caso foi encaminhado para o órgão competente. O suspeito foi preso em flagrante pelo crime de tráfico de drogas e neste domingo recambiado ao presidio de Caraúbas.

Continue lendo

home

Verified by MonsterInsights