Com plano de atentado a policiais, Marcola deixará prisão em Brasília

A Secretária Nacional de Políticas Penais (Senappen) vai transferir, nos próximos dias, o líder máximo do Primeiro Comando da Capital (PCC), Marcos Willians Herbas Camacho, Marcola, da Penitenciária Federal de Brasília para outra unidade de segurança máxima.

O novo endereço do chefe da facção e a data da transferência não foram divulgados por motivos de segurança. A informação, contudo, foi confirmada pela coluna com fontes do governo federal.

A medida ocorre após o setor de inteligência das penitenciárias federais identificarem um plano em andamento para sequestrar e matar policiais penais federais. Os servidores seriam usados como moeda de troca em uma possível negociação pela libertação da cúpula da facção, que cumpre pena em Brasília.

Conforme a coluna noticiou, uma das estratégias da pasta está na portaria assinada pelo secretário Nacional de Políticas Penais (Senappen), Rafael Velasco Brandini. O documento determina alterações no transporte de presos de “altíssima periculosidade” de unidades que integram o Sistema Penitenciário Federal.

Dessa forma, as operações devem ser feitas com base em relatório de análise de risco elaborado pela Inteligência do Sistema Penitenciário Federal, em documento sigiloso e com autorização de saída assinada por um colegiado de no mínimo três autoridades da Senappen.

O intuito é fazer um rodízio entre os servidores responsáveis pelas transferências para evitar possíveis perseguições, sequestros e até mesmo execução de autoridades.

“Para efeitos desta portaria, serão considerados presos de altíssima periculosidade aqueles com alta probabilidade de evasão mediante resgate ou com indícios de envolvimento em atos preparatórios de ações hostis contra servidores públicos, altas autoridades e a segurança da população”, diz o documento.

Os nomes das autoridades responsáveis por assinar a autorização foram elencados em documento sigiloso. “As autoridades serão designadas de forma aleatória, periódica e individualizada para compor o Colegiado”, detalha a portaria. Elas também serão identificadas por códigos, como forma de preservar a identidade.

Sequestro e plano suicida

Conforme levantamento de inteligência, o primeiro plano elaborado pelo PCC, batizado de STF, consiste na invasão da Penitenciária Federal de Brasília. Contudo, uma grande muralha construída ao redor do complexo elevou drasticamente o nível de dificuldade em colocar tal plano em prática.

O segundo, chamado de STJ, inclui o sequestro de autoridades do Senappen e de seus familiares, para, em troca, exigir a libertação dos líderes.

A terceira e última opção seria uma “missão suicida”. A ideia era que o próprio Marcola desse início a uma rebelião dentro do presídio federal e usasse um policial penal como refém

Latest

🎉 PARABÉNS, DORGIVAN! 🎉Hoje, o Blog Alex de Olho na Notícia

parabeniza nosso amigo Dorgivan, da cidade de Carnaubais.Desejamos muita...

Historiador e museólogo Gilson Barbosa recebe alunos do Centro Educacional Jardins em Macau

Macau, 24 de setembro de 2026 — O historiador...

Operação da Força Tática, GTO e ROCAM apreende armas e drogas e prende quatro suspeitos

Uma operação integrada envolvendo equipes da Força Tática, Grupo...

Newsletter

spot_img

Don't miss

🎉 PARABÉNS, DORGIVAN! 🎉Hoje, o Blog Alex de Olho na Notícia

parabeniza nosso amigo Dorgivan, da cidade de Carnaubais.Desejamos muita...

Historiador e museólogo Gilson Barbosa recebe alunos do Centro Educacional Jardins em Macau

Macau, 24 de setembro de 2026 — O historiador...

Operação da Força Tática, GTO e ROCAM apreende armas e drogas e prende quatro suspeitos

Uma operação integrada envolvendo equipes da Força Tática, Grupo...
BlogAlexdeOlhona Notícia
BlogAlexdeOlhona Notíciahttp://blogalexdeolhonanoticia.com
Blog Alex de Olho na Notícia — Informação para todo o Brasil O Blog Alex de Olho na Notícia é um portal de notícias que tem o compromisso de levar informação todos os dias aos seus leitores, com responsabilidade, credibilidade e respeito. Com o trabalho do jornalista Alex de Olho na Notícia, nossa equipe acompanha os principais acontecimentos e leva ao público notícias de Carnaubais, Vale do Açu, Rio Grande do Norte e de todo o Brasil. Aqui, você encontra informação sobre segurança pública, política, saúde, comunidade, esporte, acontecimentos locais e tudo aquilo que é notícia. Nosso compromisso é estar sempre onde a notícia acontece, dando voz à população e levando informação para todos que acompanham o nosso trabalho. Blog Alex de Olho na Notícia — informação todos os dias, para todo o Brasil. Levando a informação, doa a quem doer!
spot_imgspot_img

[VÍDEO] “Lula passa 24 horas enganando o povo brasileiro”, dispara BG sobre propaganda eleitoral do candidato do PT

Foto: Adriano Abreu/Tribuna do Norte O Rio Grande do Norte acumulou prejuízo de R$ 68,2 milhões com...

🎉 PARABÉNS, DORGIVAN! 🎉Hoje, o Blog Alex de Olho na Notícia

parabeniza nosso amigo Dorgivan, da cidade de Carnaubais.Desejamos muita saúde, paz, felicidade e muitas conquistas nesta nova jornada. Que Deus continue abençoando seus caminhos,...

Historiador e museólogo Gilson Barbosa recebe alunos do Centro Educacional Jardins em Macau

Macau, 24 de setembro de 2026 — O historiador e museólogo Gilson Barbosa recebeu, nesta quarta-feira (24), uma visita especial do Centro Educacional Jardins,...