Sem categoria
Após avassalador ataque de mísseis da Rússia, líderes europeus prometem apoiar Ucrânia “enquanto for necessário”
Foto: Yves Herman/Reuters
Após o ataque aéreo avassalador da Rússia contra a Ucrânia entre a noite de quinta-feira (28) e a manhã desta sexta-feira (29), as autoridades europeias prometeram apoiar a Ucrânia a longo prazo.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse que a União Europeia (UE) continuará a apoiar a Ucrânia “enquanto for necessário”.
“Apoiamos a Ucrânia desde o primeiro dia da guerra contra a Rússia. Com quase 85 bilhões de euros em apoio financeiro, humanitário e militar”, disse a presidente.
“Continuaremos apoiando a Ucrânia enquanto for necessário. E agora estamos abrindo a porta da UE ao nosso amigo e vizinho”, continuou von der Leyen.
O último pacote proposto de ajuda da UE à Ucrânia foi bloqueado pela Hungria no início deste mês, mas a maioria dos membros está explorando a utilização de diferentes mecanismos para continuar a prestar assistência financeira à Ucrânia.
Depois de uma reunião de cúpula da UE este mês, von der Leyen declarou: “Estamos trabalhando arduamente, claro, para obter um resultado onde haja um acordo entre os 27 Estados-membros”.
“Trabalho sobre alternativas potenciais” também estava em andamento caso não fosse possível alcançar a unanimidade, acrescentou ela.
O primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, disse que os últimos ataques da Rússia à Ucrânia mostram que o presidente russo, Vladimir Putin, “não irá parar diante de nada” para alcançar o seu objetivo de “erradicar a liberdade e a democracia”.
“Não vamos deixá-lo vencer”, disse Sunak em uma postagem no X (antigo Twitter). “Devemos continuar a apoiar a Ucrânia – enquanto for necessário”, acrescentou.
Sunak estava respondendo a uma postagem no X do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, na qual ele disse mais cedo que “a Rússia usou quase todo tipo de arma em seu arsenal” para lançar ataques, visando uma maternidade, instalações educacionais, um shopping center, edifícios residenciais, casas e outras estruturas.
Josep Borrell, alto representante da UE para os negócios estrangeiros e a política de segurança, repetiu que o bloco permanecerá ao lado da Ucrânia “enquanto for necessário”.
“Da noite para o dia, a Rússia lançou um dos maiores ataques desde a invasão à Ucrânia contra cidades e a população. Foi mais um ataque covarde e indiscriminado a escolas, a uma estação de metrô e a um hospital”, escreveu ele no X.
O Ministério francês da Europa e dos Negócios Estrangeiros condenou a “estratégia de terror da Rússia na Ucrânia”.
Num comunicado divulgado nesta sexta-feira, o ministério afirmou: “A Rússia está prosseguindo a sua estratégia de terror que visa destruir a infraestrutura civil ucraniana, a fim de minar a resiliência da população ucraniana neste segundo inverno do conflito”.
A França prometeu o seu apoio contínuo à Ucrânia, prometendo fornecer ao país devastado pela guerra “a assistência necessária para lhe permitir exercer a sua defesa legítima”.
O presidente da Moldávia, Maia Sandu, afirmou que o último ataque da Rússia à Ucrânia “ressalta a necessidade urgente” de reforçar as defesas aéreas da Ucrânia.
“Profundamente perturbado pelo ataque aéreo massivo da Rússia às cidades ucranianas hoje. Meus pensamentos estão com todos os afetados esta manhã e todos os dias desta guerra brutal”, disse Sandu em um post.
“A agressão de hoje sublinha a necessidade urgente de reforçar as capacidades de defesa aérea da Ucrânia para proteger vidas”, acrescentou.
CNN Brasil
Sem categoria
SP: Marçal tem 26%, Nunes 23% e Boulos 20%, aponta futura
A nova pesquisa da Futura Inteligência, em parceria com a empresa 100% Cidades, divulgada nesta quinta-feira (5), mostra um cenário de empate técnico na disputa pela Prefeitura de São Paulo, com apontamento liderança para Pablo Marçal (PRTB), que registra 26,2% das intenções de voto.
O atual prefeito, Ricardo Nunes (MDB), vem logo em seguida com 23,9%, tendo ultrapassado Guilherme Boulos (PSOL), que aparece com 20,6%. Embora as porcentagens variem, os três candidatos estão tecnicamente empatados, devido à margem de erro de 3,1 pontos percentuais.
Ricardo Nunes foi o que apresentou o maior crescimento desde a última pesquisa, subindo seis pontos percentuais e consolidando sua posição à frente de Boulos, que teve uma oscilação negativa.
A sondagem foi registrada no TSE sob a identificação SP-05220/2024. Ao todo, 1000 pessoas foram ouvidas entre os dias 2 e 4 de setembro, com uma margem de erro de 3,1 pontos percentuais e nível de confiança de 95%.
Eis os números do cenário principal da pesquisa estimulada:
Pablo Marçal (PRTB): 26,2%
Ricardo Nunes (MDB): 23,9%
Guilherme Boulos (PSOL): 20,6%
José Luiz Datena (PSDB): 8,9%
Tabata Amaral (PSB): 6,7%
Marina Helena (NOVO): 2,2%
Bebeto Haddad (DC): 0,9%
Ricardo Senese (UP): 0,4%
João Pimenta (PCO): 0,2%
Altino Prazeres (PSTU): 0,1%
Brancos/Nulos: 4,5%
Indecisos: 5,4%
Sem categoria
Deolane Bezerra é fotografada para registro na Penitenciária Feminina Bom Pastor
A prisão de Deolane Bezerra continua causando burburinho nas redes sociais, nesta quinta-feira (5/9). E agora uma imagem da influenciadora e ex-Fazenda no registro do sistema carcerário ganhou as redes sociais recentemente.
Na postagem, que consta na ficha da advogada, ela aparece de cabelos presos, junto com o nome completo dela e o prontuário. No mesmo dia em que a foto foi parar na internet, a Justiça de Pernambuco decidiu manter a prisão preventiva da ex-participante de A Fazenda 14 e de sua mãe, Solange Bezerra. A audiência de custódia aconteceu virtualmente nesta manhã.
Com a decisão, Deolane e sua mãe continuarão presas Colônia Penal Feminina Bom Pastor. As duas foram detidas, na quarta-feira (4/9), durante a Operação Integration, que mira uma organização criminosa voltada à prática de lavagem de dinheiro e jogos ilegais.
Portal PE 10
Sem categoria
Setor automotivo é determinante para bom desempenho da indústria
Atividades da indústria dirigidas para a produção de veículos automotores, reboques e carrocerias exerceram papel fundamental para os resultados apurados do desempenho geral da indústria. Foto: Agência Brasil
Atividades da indústria dirigidas para a produção de veículos automotores, reboques e carrocerias exerceram papel fundamental para os resultados apurados do desempenho geral da indústria. Foto: Agência Brasil
As atividades da indústria dirigidas para a produção de veículos automotores, reboques e carrocerias exerceram papel fundamental para os resultados apurados do desempenho geral da indústria, ao crescer 12% em julho deste ano em comparação a julho do ano passado.
“Os automóveis foram determinantes para esse resultado. As autopeças, em menor grau, mas também ajudaram o setor”, disse o gerente da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) divulgada hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), André Macedo.
Segundo Macedo, o desempenho negativo da produção industrial em julho, que recuou 1,4%, ocorre após um intenso crescimento verificado em junho, quando a produção cresceu 4,3%, sendo influenciada pelo retorno à produção de unidades produtivas que foram, direta ou indiretamente, afetadas pelas chuvas ocorridas no Rio Grande do Sul em maio. Indústrias automotivas como Scania e Volks, afetadas pela falta de componentes vindos de fábricas do Rio Grande do Sul, chegaram a conceder férias coletivas.
“Grande parte do recuo registrado neste mês tem resultado com o avanço visto no mês anterior, mas também se observa que importantes plantas industriais realizaram paralisações, mesmo assim estamos numa trajetória ascendente”, afirmou.
PIB
Ontem, o IBGE divulgou que o Produto Interno Bruto (PIB) teve crescimento de 1,4% no segundo trimestre, superando as expectativas. A indústria e o setor de serviços foram fundamentais para o resultado positivo.
O vice-presidente Geraldo Alckmin, que também é ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), comemorou o desempenho geral.
“São três boas notícias. A primeira é o crescimento do PIB. O mercado esperava 0,9% e ele cresceu 1,4%. A segunda boa notícia é que fomos o terceiro maior crescimento entre todos os países do G20 e, finalmente, a qualidade desse crescimento. A indústria cresceu, os investimentos cresceram e isso é uma boa notícia para o Brasil e para os brasileiros”, disse Alckmin.
Confira resultados do PIB dos países do G-20 no segundo trimestre de 2024:
Indonésia: 3,8%;
Índia: 1,9%;
Brasil: 1,4%;
Arábia Saudita: 1,4%;
Japão: 0,8%;
Estados Unidos: 0,7%:
China: 0,7%;
Reino Unido: 0,6%;
Canadá: 0,5%;
África do Sul: 0,4%;
União Europeia: 0,3%;
Itália: 0,2%;
França: 0,2%;
México: 0,2%;
Turquia: 0,1%;
Alemanha: -0,1%;
Coreia do Sul: -0,2%
Fonte: Agência Brasil
-
Sem categoria12 meses Atrás
blog alex de olho na notícia
-
famosos11 meses Atrás
Cartão de confirmação do Enem será disponibilizado terça-feira (24)
-
HOME2 anos Atrás
Caiu na NET: Pense numa complicação seu moço.
-
Mossoro2 anos Atrás
Funcionário esquece ‘maranhão’ dentro de banheiro de empresa em Mossoró
-
Mossoro2 anos Atrás
Jovem é morto a tiros dentro de carro no Santo Antônio em Mossoró
-
Noticias2 anos Atrás
Polícia prende em Serra do Mel elemento por força de mandado de prisão