Mulher cochila e acorda sem memória de 15 anos de sua vida e até da filha

Uma moradora de Toronto, no Canadá, vive um problema de saúde que parece ter saído de um roteiro de filme: diagnosticada com uma condição cerebral, Nesh Pillay, de 32 anos, tem que ser constantemente lembrada dos últimos anos de sua vida, desde que um episódio em que perdeu a memória.

Em outubro de 2022, ela cochilou enquanto assistia a um filme. Ao acordar, Nesh não tinha mais lembranças dos últimos 15 anos da sua vida, incluindo da sua filha de 5 anos e de seu namorado, Johannes Jakope, de 30.

A canadense pensava ter 17 anos e não conseguia criar novas memórias, esquecendo quase imediatamente tudo que lhe era relatado.
Nesh acredita que tenha batido a cabeça antes do ocorrido, mas não se lembra disso. Um neurologista confirmou que ela teve uma concussão e que provavelmente sofreu uma série de convulsões que levaram a uma lesão no cérebro.

Desde então, a vida de Nesh é como o filme “Como se Fosse a Primeira Vez”, estrelado por Drew Barrymore e Adam Sandler. Na história, a protagonista só consegue reter memórias por 24 horas após sofrer um acidente de carro e precisa ser reconquistada diariamente por um interesse amoroso.

“Eu esqueci que tinha uma filha, mas sabia que constantemente me preocupava com o bem-estar de uma criança pequena. Eu dizia: ‘Eu tenho um filho? Eu não sei cuidar de uma criança’”, contou Nesh, ao jornal inglês Mirror.

A canadense também perdeu a memória que tinha de Johannes, com quem tinha um relacionamento há pouco mais de um ano. Por isso, ele precisou “conquistá-la” diversas. Em uma ocasião, ela chegou a confundi-lo com um motorista de aplicativo.

“Tantas pessoas compararam nossa história com ‘Como se Fosse a Primeira Vez’ ou “Para Sempre” e eu vejo as semelhanças – afinal, eu me apaixonei por ele pela segunda vez e provavelmente me apaixonarei pelo resto da minha vida”, contou Nesh.

Nos últimos meses, a mulher recuperou sua capacidade de reter memórias de curto prazo, sendo capaz de manter lembranças da filha e de Johannes. Apesar disso, Nesh relatou que não há muitas opções de tratamento para sua amnésia. Sua rotina de recuperação mental é compartilhada em seu perfil do TikTok, onde possui mais de 35 mil seguidores.

Nesh afirmou que ainda sofre com os sintomas da lesão cerebral, mas que aprendeu a lidar com eles: “Quando meus sintomas como dores de cabeça, vômitos e tremores corporais começam a surgir, eu paro. Cesso todos os estímulos, coloco fones de ouvido com cancelamento de ruído e pulo na cama”.

Com informações de UOL

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *