Servidores dos IFs aprovam indicativo de greve para o dia 3 de abril

Os servidores dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia de todos os estados do Brasil aprovaram, durante a 187ª 187ª Plenária Nacional realizada nos dias 16 e 17 deste mês, na sede do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe), em Brasília (DF), um indicativo de greve para o próximo dia 3 de abril, e que deve afetar o funcionamento dos mais de 20 campi em funcionamento no Rio Grande do Norte.

O indicativo de greve foi aprovado de forma unânime e contou com a participação de representação da unidade de Natal do Sinasefe, através do servidor Shilton Roque, do IFRN Campus Natal-Centro Histórico, e da diretora de Aposentados, Sônia Moura.

De acordo com o diretor de Formação Política do Sinasefe RN, Francisco Dias, as reivindicações são múltiplas e uma delas é recomposição salarial dos servidores. “Os docentes passaram quatro anos sem reajustes e os técnicos administrativos passaram seis, acarretando em perdas no poder de compra significativas de mais de 30%”, justifica Dias.

A questão salarial também é afetada pela defasagem na estruturação das carreiras, que também está na pauta de reivindicações dos servidores do IFRN.

“Outra questão é a necessidade de reestruturação nas carreiras de técnicos e docentes, que também trás grandes distorções nos salários, sendo que os técnicos administrativos tem os salário mais baixos do executivos, e isso tem ocasionado uma saída em muito grande na categorias dos TAES, tanto para iniciativa privada, quanto para outras carreiras”. explica Francisco Dias.

Um terceiro ponto que os servidores requerem atenção é com relação aos auxílios pagos. A intenção da categoria é conseguir equiparar os valores aos de outras categorias do funcionalismo público federal, como servidores dos poderes legislativo e judiciário.

Deixe um comentário