HOME
SHEIN no RN: Sedec não sabe quais fatores estão dificultando produção
Após quase seis meses desde o acordo entre a Companhia de Tecidos Norte de Minas (Coteminas) e a renomada varejista global de moda, Shein, a expansão da produção no Rio Grande do Norte continua a ocorrer de forma moderada, sem indícios de avanços na produção. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (Sedec/RN), não tem informações sobre os fatores que podem estar influenciando nas dificuldades para iniciar a produção para a empresa chinesa.
De acordo com a Sedec/RN, embora o Estado tenha cumprido seu papel ao atrair investimentos e atuar como intermediário, a Coteminas ainda não concretizou a parceria com as oficinas de costura. Isso tem impedido a obtenção de resultados expressivos para o Rio Grande do Norte, como a criação de novos empregos e geração de renda. Até o momento, quatro empresas localizadas em Macaíba, Cerro Corá, Lajes e Acari foram beneficiadas na primeira fase da produção.
No contexto da cadeia produtiva, as unidades desempenham funções como lavagem e tingimento, enquanto a Coteminas assume a responsabilidade pela aprovação e envio das peças.
Durante o ano de 2023, a Coteminas foi pauta devido à razão de atrasos salariais, cortes de benefícios sem aviso prévio e falta de pagamento de direitos trabalhistas a ex-funcionários. Em relação a isso, a Sedec destaca que essas são questões relacionadas à dinâmica empresarial e transcendem a esfera de atuação da Secretaria.