Prisão de filho de narcotraficante ‘El Chapo’ desencadeia caos em cidade do México

A polícia do México prendeu nesta quinta-feira, 5, Ovidio Guzmán-López, filho do narcotraficante Joaquín Guzmán, conhecido como “El Chapo”, e um dos líderes do cartel de Sinaloa, no oeste mexicano.

Após a prisão de Guzmán-López, durante uma operação nas primeiras horas desta quinta-feira em Culiacán, narcotraficantes bloquearam estradas dos principais acesso à cidade. Houve também relatos de tiroteios e incêndios e autoridades pediram para a população não sair às ruas, suspendendo serviços e aulas em vários municípios próximos.

Em publicação nas redes sociais, o governador de Sinaloa, Rubén Rocha Moya, pediu calma à população e disse que foi notificado pelo governo federal de que as Forças Armadas estavam a caminho para uma operação.

De acordo com Moya, a prisão ocasionou “alguns eventos violentos na capital e em outros lugares do Estado”, mas é importante que “cidadãos mantenham a calma e se resguardem enquanto as ações não forem concluídas”.

O casos desta quinta-feira lembra o chamado “Culicanazo”, as horas de terror vividas na região em 2019, quando Guzmán-López foi preso, mas solto horas depois para conter a escalada de violência. Junto com os irmãos Iván Archivaldo e Jesús Alfredo, Guzmán-López é um dos filhos de “El Chapo” que compõem um grupo do Cartel de Sinaloa conhecido como “Los Chapitos”.

Também em 2019, o próprio “El Chapo” foi sentenciado à pena perpétua com um acréscimo de 30 anos na prisão por crimes de condução de organização criminosa, distribuição internacional de cocaína, de heroína, de maconha e de outras drogas, além de conspiração para camuflar narcóticos.

Antes de receber a sentença, ele disse que não recebeu um julgamento justo e reclamou da prisão federal na qual esperava pela sentença, chamando-a de “tortura psicológica e emocional 24 horas por dia”.

Os testemunhos e evidências que o júri recebeu trouxeram à tona assassinatos e torturas brutais, esquemas de corrupção, queima de corpos de vítimas em fogueiras, ataques com bazucas e até mesmo o estupro de jovens previamente drogadas pelo próprio El Chapo. O traficante também costumava ter seu monograma impresso em fuzis AK-47 e portava pistolas incrustadas de diamantes.

Ele só começou a ser julgado nos Estados Unidos após um acordo entre os governos americano e mexicano para extraditá-lo. O processo de negociação foi longo e difícil devido à rede de corrupção que o narcotraficante criou dentro do México.

Uma das testemunhas chegou a afirmar que o ex-presidente mexicano Enrique Peña Neto recebeu 100 milhões de dólares em propinas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *