sábado, 4 de novembro de 2023

Há exatos 93 anos a mulher conquistava o direito de votar no Brasil


O voto feminino no Brasil foi reconhecido em 1932 e incorporado à Constituição de 1934, mas era facultativo. Em 1965, tornou-se obrigatório, sendo equiparado ao dos homens.

Antes de 1932, algumas mulheres já haviam exercido o direito de votar no país. A primeira delas foi a professora Celina Guimarães Viana, a nossa CELINA, que se alistou e votou em abril de 1928, na cidade de Mossoró.

Depois da conquista, a professora CELINA chegou a enviar um telegrama ao Senado Federal, com um apelo para que todas as suas compatriotas obtivessem o mesmo direito.

Também vem do Rio Grande do Norte o pioneirismo de mulheres no Executivo. Em 1929, Alzira Soriano foi eleita prefeita do município de Lajes, com 60% dos votos, tornando-se também a primeira prefeita na América do Sul.

CARNAUBAIS E NOVA HISTÓRIA DE AMOR E RENASCIMENTO 

Em 2020 nosso município elegeu a primeira mulher prefeita. Dona Marineide Diniz conquistou através do voto o mandato que termina em 2024.


A força feminina é destaque também no Legislativo, com Eudiene Benevides ocupando a presidência da Câmara. A mulher continuará governando Carnaubais a partir de 2025.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *