Secretaria de Saúde investiga caso suspeito de mormo em humano no RN

A Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap) está investigando um caso suspeito de mormo em humano no estado. A informação foi repassada na sexta-feira (28) pela pasta.

O paciente com suspeita da doença está internado e isolado em um hospital particular de Natal.

O diagnóstico da doença não está confirmado, segundo a pasta, e, portanto, o paciente segue como caso suspeito.

“O caso está em investigação, foram feitas coletas para exames e o homem segue em isolamento”, informou a Sesap.

O mormo é uma uma doença infectocontagiosa que atinge equinos (cavalos, burros e mulas) e pode ser transmitida a outros animais e ao ser humano por meio de contatos com animais infectados. A doença é causada pela bactéria Burkholderia mallei.

A coordenação de Vigilância em Saúde da Sesap informou que aguarda um relatório com novas informações e “segue acompanhando o caso, com a rede ativada para acompanhar qualquer nova situação”.

No ser humano, os sintomas gerais da doença são febre, dores musculares, dor no peito, rigidez muscular e cefaleia. Podem ainda ocorrer lacrimejamento excessivo, sensibilidade à luz e diarreia.

Até o início de julho, o RN havia registrado 20 casos de mormo em animais no ano. Todos os casos foram diagnosticados por um laboratório credenciado pelo Ministério de Agricultura e Pecuária.

Por g1 RN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *