conecte-se conosco

Sem categoria

Erosão costeira faz Morro do Careca perder 2,3 m de altura em 17 anos

Published

on

O Morro do Careca, principal cartão-postal de Natal, apresentou uma redução de 2,3 metros em sua altura num intervalo de 17 anos em razão da intensificação na erosão costeira que atinge o litoral brasileiro. Segundo um artigo científico produzido por professores e pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a diminuição exata foi de 2,37 metros na altura. A “careca” em si do Morro do Careca também reduziu de tamanho em 2,5m, isto é, a vegetação avançou e a área de duna diminuiu. Os números mostram a descaracterização que o espaço vem sofrendo nas últimas décadas.
Magnus Nascimento
Segundo o estudo da UFRN, diminuição do tamanho do Morro do Careca é “significativa”
Segundo o estudo da UFRN, diminuição do tamanho do Morro do Careca é “significativa”

Na pesquisa, ficou constatado que a altura do Morro do Careca atualmente é de 63,63 metros. Esse número, em 2006, era de 66 metros. Segundo pesquisadores, a redução no Morro se deve a uma convergência de fatores, entre elas o avanço do mar e a redução da faixa de areia em Ponta Negra, o que faz com que a energia das ondas alcance a base do Morro, aliada a falta de sedimentos que abastecem a duna, que vêm da força dos ventos da praia que fica por trás do Morro, a praia da Barreira do Inferno.

Leia Mais
Vistoria vai avaliar plano de trabalho da engorda da praia

Segundo Rodrigo de Freitas, do Departamento de Geografia da UFRN, um dos autores da pesquisa, a redução no tamanho do principal cartão-postal de Natal chama a atenção. “Isso pode parecer pouco, mas não é. Houve também uma retração naquela face que a gente vê, na careca em si, ou seja, a vegetação avançou uma vez que a quantidade de areia diminuiu chegando ao Morro. Em 2006, era um pouco mais aberta essa parte da careca. Na base, tivemos uma diminuição de 318,5m² em termos da área que a areia da duna avançava na praia. Antes tínhamos uma faixa de areia que não era ocupada pela maré cheia. O mar começou a retirar mais areia do que chega ao Morro, com as águas avançando. O Morro tanto perde na base quanto na altura, pelo volume”, explica.

Os números fazem parte de uma pesquisa coordenada pelo professor Rodrigo de Freitas Amorim, do Departamento de Geografia da UFRN. Os dados, aliados a uma análise geológica e contextual acerca do Morro do Careca, constam num artigo científico aprovado no V Simpósio de Geografia Física do Nordeste e III WorkShop de Geomorfologia e Geoarqueologia do Nordeste, em outubro. Assinam o artigo os pesquisadores da UFRN Daniel Carlos Alves Santos e Silvio Braz de Sousa e Ana Paula Rodrigues Feitosa Frazão, essa última da UFG.

O titular da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal, Thiago Mesquita, avalia que a redução no Morro citada pela pesquisa é “alta” e avalia que a engorda da praia de Ponta Negra, em processo de licenciamento ambiental, ajudará a conter a erosão.

“Não tive acesso à pesquisa, mas 2 metros em menos de 20 anos é muita coisa. É uma redução considerável. Foram milhões e milhões de m³ de areia que foram perdidos, considerando que realmente tanto o aspecto eólico e a dinâmica costeira são muito fortes em Ponta Negra”, disse. “A engorda é a única solução para mitigar os efeitos da dinâmica costeira”, acrescentou.

“Um fato é que, como na base do Morro do Careca temos cada vez menos areia, as ondas alcançam mais a frente e o impacto dela vai remover o segmento que desce e ainda por cima escavar a falésia, ficando cada vez mais frágil. É óbvio que há de se esperar que há um risco, pois é um lugar frequentado e aqueles buracos e incisões na falésia em rochas frágeis e quebradiças, gera um alerta para o risco de cair na cabeça de alguém. É tentar impedir que as pessoas se aproximem da falésia, além de não subir no Morro”, aponta o professor do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da UFRN, Venerando Eustáquio Amaro.

Confira as últimas notícias e atualizações do Rio Grande do Norte no Blog Alex de Olho nas Notícias. Com sede em Carnaubais, Alex traz para você o melhor das notícias locais desde 2018. Nosso compromisso é com o jornalismo verdadeiro, ético e responsável. Além disso, nosso portal é interativo, dando voz aos leitores.”

Continue lendo
Anúncio
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem categoria

Furiosa do Vale e escolas municipais do Assú se apresentam no São João 2024

Published

on

A cidade de Assú celebrou na noite de terça-feira uma festa marcante, repleta de fé, alegria e tradição, com as apresentações das quadrilhas juninas das escolas municipais no São João 2024 da cidade.
A noite também contou com a performance da Furiosa do Vale, sob a regência do músico e maestro Brito. Além disso, a Associação dos Pais e Amigos de Excepcionais em Assú (APAE) emocionou a todos com apresentação temática “Juninão com inclusão”, demonstrando que a tradição junina é para todos.

O Instituto Municipal Padre Ibiapina (IMPI) trouxe vida ao tema “Viva São João! Viva ao padroeiro do Assú!”, enquanto o Centro Escolar Dr. Pedro Amorim (CEPA) nos levou para “A magia dos mangaios e a tradição nordestina”.

A Escola Municipal Professora Maria Neuda Bezerra trouxe o tema “Viva o cordel encantado no mais antigo São João com fé, cultura e tradição”, enquanto a Escola Municipal Monsenhor Júlio Alves Bezerra destacou o “Arraía do Monsenhor”.

Estiveram à frente da organização da noite a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria Municipal de Cultura.

Continue lendo

Sem categoria

RN participa de operação nacional de combate a crimes contra idosos

Published

on

Forças de segurança pública que atuam no Rio Grande do Norte deram início, nesta segunda-feira (10), a uma série de medidas de combate à violência contra a pessoa idosa. Batizada de “Operação Virtude”, as atividades acontecem em todo o país até o dia 12 de julho.

A Operação Virtude é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). No RN, a ações envolvem a Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e Instituto Técnico-Científico de Perícia, sob a supervisão da Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED).

Além do cumprimento de mandados de prisão, também serão realizadas ações preventivas e educativas. “Precisamos conscientizar a população sobre a importância de proteger nossos idosos, denunciando toda forma de negligência, maus-tratos, abandono, violência financeira que são praticados, na maior parte das vezes, por parentes próximos”, destacou a delegada Helena De Paula, diretora do Departamento de Proteção a Grupos em Situação de Vulnerabilidade (DPGV) da Polícia Civil, ponto focal da operação em território potiguar.

As denúncias de violência contra a pessoa idosa podem ser feitas em qualquer Delegacia de Polícia Civil, Delegacia Virtual ou por meio do Disque 100.

Em 2023, no Brasil, mais de 5,3 mil denúncias foram apuradas, 11,5 mil vítimas atendidas, mais de 1.000 suspeitos conduzidos a delegacias, 6,6 mil boletins de ocorrência registrados e 200 pessoas presas.

Virtude

A palavra “virtude” foi escolhida por ser uma qualidade moral, um atributo positivo de um indivíduo de praticar o bem, característica considerada correta, ética e desejável.

Continue lendo

Sem categoria

Madonna faz ensaio com presença de Pabllo Vittar antes do show em Copacabana

Published

on

A cantora americana Madonna, 65, subiu nesta quinta-feira (2) no palco montado na praia de Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro, para fazer a passagem de som para o show que realizará no próximo sábado (4). A drag queen brasileira Pabllo Vittar, 30, participou do ensaio.

Em determinado momento, a rainha do pop chegou a pular nos braços da drag. Em outro, ela se envolveu em uma bandeira do Brasil enquanto cantava.

As duas filhas mais novas da cantora, as gêmeas Stella e Estere Ciccone, 11, também participaram do ensaio. Elas dançam vogue no número da música homônima ao ritmo.

Pabllo Vittar pode participar do número de “Vogue”, já que, nos shows anteriores da “The Celebration Tour” artistas de diversos locais foram convidados para este momento. Entre eles estão Kylie Minogue e Rick Martin, por exemplo.

Mais cedo, outra filha de Madonna, Mercy James, 18, também já havia subido ao palco e se aproximado de um piano de calda. Ela toca o instrumento na performance de “Bad Girl”, do álbum “Erotica” (1992), enquanto a mãe canta.

O show da rainha do pop na praia de Copacabana, no Rio, encerrará a turnê que celebra seus 40 anos de carreira.

O espetáculo é o maior já feito pela cantora e também o primeiro a não cobrar pela entrada dos fãs.

Fonte: CNN

Continue lendo

home