Lula diz que Brasil tem “cultura” de reclamar dos impostos e previdência; Presidente sugere “pagar mais” para “ganhar mais”

Em recente pronunciamento, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva abordou a questão cultural dos brasileiros em relação ao pagamento de impostos e a importância da contribuição previdenciária. Segundo o presidente, é comum que os cidadãos considerem elevadas as taxas impostas sobre suas propriedades, questionando frequentemente o valor dos impostos, especialmente quando se trata de residências modestas.

Lula destacou a discrepância entre a percepção do valor dos imóveis na hora de pagar impostos e quando se deseja vendê-los, apontando para uma tendência de minimizar o valor no primeiro caso e maximizá-lo no segundo. Essa atitude reflete, segundo ele, uma cultura histórica no país.

O presidente também compartilhou uma experiência pessoal para ilustrar a importância de contribuir adequadamente com a Previdência Social. Relatou a história de um familiar, caminhoneiro, que resistiu a contribuir de maneira adequada, resultando em uma pensão mínima para sua esposa após sua morte. Lula salientou que, enquanto muitos consideram elevado o custo da contribuição, a adequada valorização e planejamento previdenciário são essenciais para garantir uma assistência digna no futuro.

Deixe um comentário