Lula esvazia militares e confirma delegado como chefe de sua segurança pessoal

Lula nomeou, nesta quinta-feira (26), o delegado da Polícia Federal Alexsander Castro Oliveira como seu “Secretário Extraordinário de Segurança Imediata”. O cargo será vinculado diretamente ao seu gabinete e não terá relação com o Gabinete de Segurança Institucional (GSI), vinculado aos militares e que cuidava da segurança de presidentes em mandatos anteriores.

Alexsander fazia parte da equipe que cuidou da segurança de Lula enquanto este era candidato a presidente. Ele atuou junto a Andrei Passos Rodrigues, que hoje é o diretor-geral da Polícia Federal. Antes, ele foi um dos responsáveis pela operação “Caixa Forte”, que serviu para desarticular o núcleo financeiro do Primeiro Comando da Capital (PCC).

A mudança era esperada desde o início do ano – quando um decreto de Lula já havia colocado a Secretaria Extraordinária na estrutura de funcionamento do Palácio do Planalto. O decreto, porém, garante ao GSI seguir atuando em parceria com a nova secretaria no planejamento, coordenação e execução da segurança próxima e afastada do petista.

O Antagonista

Deixe um comentário