Sem categoria
Maria da Penha: RN emite 16 medidas protetivas por dia; número de mulheres ameaçadas sobe 20% em 1 ano

Casos de violência contra a mulher subiram no RN – Foto: Freepik / Reprodução
A Lei nº 11.340/2006, conhecida como Lei Maria da Penha, foi sancionada há exatos 18 anos. Apesar de representar um avanço na proteção às mulheres vítimas de violência doméstica, a lei não impede a escalada de casos.
No Rio Grande do Norte, houve aumento de 20,2% do número de mulheres ameaçadas de violência, que subiu de 8.348 em 2022 para 10.036 em 2023, segundo dados do 17º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, publicado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
Os números são baseados em informações fornecidas por secretarias de segurança pública estaduais, polícias civis, militares e federal, entre outras fontes oficiais da Segurança Pública.
O anuário aponta que os casos de feminicídios – assassinatos intencionais e violentas de mulheres em decorrência de seu sexo – também cresceram no Estado, saindo de 16 para 24 no ano passado. Também foram registradas 42 tentativas feminicídios. Em todo o Brasil, foram contabilizadas 1.467 vítimas em 2023.
De todos os casos de feminicídio no RN, 64,3% ocorreram nas casas das próprias vítimas, seguido de 21,43% “na rua” e 14,3% em “outros locais”.
Medidas protetivas
Somando a quantidade de vítimas em 2022 e 2023, nove estavam com Medida Protetiva de Urgência (MPU) ativa no momento do óbito. As MPUs foram uma inovação trazida pela Lei Maria da Penha.
Ao longo do ano passado, 6.806 medidas protetivas foram solicitadas no RN, sendo que 5.845 foram concedidas para mulheres vítimas de violência doméstica ou ameaçadas – média de 16 por dia. Isso representa um aumento de 30% em relação ao ano anterior, que teve 4.488 medidas concedidas.
A Lei Maria da Penha, que atinge agora a maioridade, prevê a adoção de medidas protetivas de urgência para romper o ciclo de violência contra a mulher e impedir que o agressor cometa novas formas de violência doméstica, seja ela física, moral, psicológica, sexual ou patrimonial. Antes da lei, este tipo de violência era tratado como crime de menor potencial ofensivo.
Os dados mostram que os casos de lesão corporal dolosa contra mulheres no RN subiram para 3.145, um aumento de 13,3% em relação a 2022, quando o Estado somou 2.777 ocorrências. Os casos de stalking (perseguição), que também atingem principalmente mulheres, cresceram 50%, saindo de 761 em 2022 para 1.155 em 2023.
Lei Maria da Penha
O nome da Lei nº 11.340/2006 homenageia Maria da Penha Maia Fernandes, uma biofarmacêutica cearense que sobreviveu a duas tentativas de homicídio pelo marido em 1983 e se tornou uma defensora ativa contra a violência contra as mulheres.
Considerada pelo Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (Unifem) uma das três legislações mais avançadas do mundo entre 90 países com leis sobre o tema, a criação da lei é resultado da luta de Maria da Penha e do suporte de organizações não governamentais (ONGs) feministas que elaboraram o anteprojeto. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei em seu primeiro mandato (2003 a 2006), nomeando-a em homenagem a Maria da Penha em reconhecimento à sua luta pelos direitos das mulheres.
A Lei Maria da Penha foi o primeiro caso de implementação da Convenção de Belém do Pará da Organização dos Estados Americanos (OEA), ratificada pelo Brasil em 1994, e da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra a Mulher (Cedaw) da Organização das Nações Unidas (ONU).
Para marcar o aniversário da Lei Maria da Penha, o governo federal instituiu o Agosto Lilás como um mês dedicado à conscientização e combate à violência contra a mulher no Brasil.
Sem categoria
Tentativa de assalto a loja da Tim centro de Assu


Na tarde desta sexta-feira, 14 de março uma tentativa de assalto em uma loja de telefonia na avenida Senador João Câmara no centro de Assú, houve troca de tiros, duas pessoas detidas e uma que ficou ferida.
A ocorrência foi atendida pela Polícia Militar que imediatamente chegou ao local e agiu de forma a garantir o êxito da ação.
O capitão PM Madeiro contou em detalhes tudo o que aconteceu.
Um homem e duas mulheres, uma mulher foi baleada e socorrida para o HRTM em Mossoró, enquanto um casal foi conduzido a delegacia de policia civil de Assú.
Ao ser colocada na carroceria da viatura policial, a mulher falou que estava gravida e passou a usar linguagem grosseira a população que estava no local.
O suspeito de nome, Victor Gomes Teixeira Ferreira, de 29 anos, natural de Macau, teria ordenado que duas mulheres que estavam com ele, sendo uma menor de idade, entrassem na loja para observar a movimentação de clientes e produtos.
O estado de saúde da mulher ferida e sua identificação ainda não foram divulgados.
Sem categoria
Tito Jackson, irmão de Michael Jackson, morre aos 70 anos


O cantor e compositor Tito Jackson, que fez parte do grupo Jackson 5 ao lado do irmão Michael Jackson, morreu na noite de domingo (15), aos 70 anos. A informação foi divulgada por familiares do artista, que se disseram “chocados” e “tristes” com a perda do cantor. Apesar do comunicado, a causa da morte não foi informada.
“Alguns de vocês podem conhecê-lo como Tito Jackson do lendário Jackson 5, alguns podem conhecê-lo como ‘Coach Tito’ ou como ‘Poppa T’. No entanto, sua falta será tremendamente sentida. Será para sempre a ‘Hora do Tito’ para nós. Por favor, lembrem-se de fazer o que nosso pai sempre pregou: ‘Amar uns aos outros’”, diz o texto.
Nascido Toriano Adaryll Jackson, Tito começou no mundo da música ainda criança, participando de shows de talentos. Na década de 60, ao lado dos irmãos Jackie, Jermaine, Marlon e Michael, Tito fez parte do Jackson 5, atuando como corista e guitarrista. O grupo foi responsável por sucessos como “ABC” e “I Want You Back”.
Sem categoria
Suspeito de matar ex-esposa com cerca de 50 golpes de facão é solto pela Justiça no interior do RN


Atualizado há 13 horas
Foto: Igor Jácome/g1
Um homem apontado como principal suspeito do assassinato da ex-companheira foi solto pela Justiça do Rio Grande do Norte, neste sábado (14). O crime aconteceu na tarde da última quinta-feira (12) em Pau dos Ferros, no Alto Oeste potiguar.
Auciclécia Rita da Conceição Aquino foi assassinada com cerca de 50 golpes de facão na sua própria casa, no bairro São Benedito.
De acordo com a Polícia Civil, a motivação do feminicídio teria sido ciúmes e o crime teria sido cometido pelo ex-marido da vítima, que também tentou tirar a própria vida.
O suspeito recebeu voz de prisão em flagrante no Hospital Regional de Pau dos Ferros. Após a prisão, a Polícia Civil pediu a prisão preventiva do suspeito. O Ministério Público também deu um parecer favorável ao pedido.
“A necessidade da prisão se faz não em função unicamente do crime, que foi bárbaro, por toda sua situação e circunstância em que aconteceu, mas uma necessidade de se resguardar a garantia da ordem pública, visto que o crime causou um clamor público muito grande”, afirmou o promotor Wilkson Vieira.
Na manhã deste sábado (14), a Justiça negou o pedido de prisão. A decisão foi do juiz Edilson Chaves de Freitas. O magistrado levou em conta o fato de o homem não responder nenhum outro processo criminal.
Ainda de acordo com a decisão, o homem deverá comparecer uma vez por mês ao fórum e não poderá sair da cidade. Ele segue internado.
Fonte: g1 RN
-
Sem categoria1 ano Atrás
blog alex de olho na notícia
-
famosos1 ano Atrás
Cartão de confirmação do Enem será disponibilizado terça-feira (24)
-
HOME2 anos Atrás
Caiu na NET: Pense numa complicação seu moço.
-
Mossoro2 anos Atrás
Funcionário esquece ‘maranhão’ dentro de banheiro de empresa em Mossoró
-
Mossoro2 anos Atrás
Jovem é morto a tiros dentro de carro no Santo Antônio em Mossoró
-
Noticias2 anos Atrás
Polícia Civil prende suspeito por descumprimento de Medidas Protetivas de Urgência, ameaça e vias de fato em Macau