Clicky
Read Time:1 Minute, 36 Second

Os médicos anestesistas da cooperativa contratada pela prefeitura de Natal e pelo governo do estado para realização de cirurgias pela rede pública de saúde decidiram nesta sexta-feira (13) suspender a paralisação das atividades iniciada no dia 15 de dezembro do ano passado.

Embora os atendimentos de urgência e emergência tenham sido mantidos, procedimentos como cirurgias eletivas e exames ficaram paralisados por quase um mês, o que causou superlotação de unidades de saúde como o Hospital Walfredo Gurgel, na Zona Leste de Natal.

A estimativa é de que a paralisação tenha causado o atraso de cerca de 5 mil procedimentos.

A decisão da cooperativa de voltar ao trabalho ocorreu por meio de votação unânime, após uma reunião realizada com representantes das secretarias municipal e estadual de Saúde e o pagamento de parte dos recursos devido pelo poder público.

“Não há mais motivo algum para que o movimento continue, já que, tanto o estado e o município se reuniram num esforço de conseguir os recursos financeiro. Está todo mundo quite, praticamente, com a cooperativa. Agora nós aguardamos o encerramento desse movimento e a volta das cirurgias”, disse o secretário de Saúde de Natal, George Antunes.

De acordo com o médico Vinícius Luz, presidente da cooperativa dos anestesistas, os profissionais decidiram voltar ao trabalho mesmo ainda existindo uma dívida de R$ 1 milhão.

“A gente não tem interesse nenhum em paralisar, tanto que as negociações começaram em setembro do ano passado. Apesar de a gente voltar no dia de hoje, a situação não está totalmente resolvida. Tem valores de julho de 2022 que ainda não foram resolvidos, estão em aberto. Mesmo assim, nós estamos com o compromisso social de retornar às atividades imediatamente”, declarou.

Ainda de acordo com ele, a cooperativa se disponibilizou para fazer mutirões, a depender de uma possível demanda do poder público, para realizar as cirurgias atrasadas ao longo de quase um mês.

Com informações do G1 RN

Avatar

About Post Author

ALEXDEOlHONANOTCIA

Jornalismo comprometido com a verdade, de forma ética e responsável. Um portal interativo, onde o leitor também tem vez e voz.
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous post Americanas declara dívidas de R$ 40 bilhões e vai pedir recuperação judicial
Next post DHPP investiga o que realmente motivou o assassinato de motorista por aplicativo em Natal<br>13/01/2023 10h36
Fale com a gente pod
Olá estamos online Fale Conosco
👋
Olá meus seguidores podemos ajudar obrigado