Número de torres de transmissão derrubadas sobe para quatro, diz boletim da Aneel

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), responsável pela coordenação do Gabinete de Acompanhamento da Situação do Sistema Elétrico Brasileiro, informou nesta segunda-feira (16) que quatro torres de transmissão foram derrubadas desde o domingo (8).

Na semana passada, a agência monitorava três ocorrências: duas em Rondônia e uma no Paraná. Hoje, a Aneel atualizou o número e informou que houve queda de outra torre em Rondônia, no município de Vilhena, no sábado (14) às 18h43.

Outras doze ficaram danificadas (quatro no Paraná, duas em São Paulo e seis em Rondônia). Em todos os casos, não houve interrupção do fornecimento de energia.

Nem todas as torres danificadas sofreram ataques diretos de vandalismo. Segundo a Aneel, algumas sofreram danos por consequência da queda das outras torres. Neste caso, quando uma torre cai, pode levar consigo os cabos condutores, prejudicando as torres ao redor.

“As empresas estão atuando nas avarias detectadas e os eventos estão sendo monitorados e fiscalizados pela Agência. Importante esclarecer que não houve interrupção do fornecimento de transmissão de energia em virtude dessas ocorrências”, informou a Aneel.

Desde a última segunda-feira (9), a agência está reunindo “informações referentes a qualquer tentativa de ataque ou efetivo vandalismo, tanto sob o aspecto de integridade física como também cibernética das instalações”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chatOlá muito o
Olá muito obrigado estamos online Fale C
Jornalismo comprometido com a verdade, de forma ética e responsável. Um portal interativo, onde o leitor também tem vez e voz.