conecte-se conosco

famosos

Telemarketing abusivo: nove empresas foram denunciadas no RN, diz Anatel

Published

on

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) constatou denúncias por “recebimento inoportuno de ligações de oferta”, problema conhecido também como “telemarketing abusivo”, feitas a nove empresas no Rio Grande do Norte ao longo do ano de 2023. Ao todo, 90 constatações foram registradas.

Segundo a responsável do setor de atendimento do Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de Natal (Procon Natal), Laryssa Ribeiro, a prática acontece quando “as empresas abusam do bom senso e passam a importunar o dia inteiro com ligações insistentes, oferecendo produtos ou serviços”. “Muitas das ligações sequer são completadas, algumas vezes você atende e desliga. O maior problema não é só o oferecimento [do produto e serviço], mas a abusividade das ligações”, complementa.

Os números obtidos com exclusividade pelo AGORA RN apontaram a empresa Tim como líder das reclamações, com 42 denúncias feitas. Em seguida, vem: Claro, com 22; Vivo, 17; Oi, 3; e Cabo Telecom, 2. Os últimos lugares são ocupados por Algar, Brisanet, Sky e outra empresa não especificada pela Anatel. Ambas registraram apenas uma alegação.

A situação é vista como um problema para o consumidor Alan Silva, que é estudante de jornalismo. Ele relata se sentir muito incomodado com o problema. “É péssimo. [As empresas] tiram minha paz todos os dias. E o pior é que eles me ligam praticamente todos os dias. É um DDD desconhecido. Eu já bloqueei vários números, mas eles sempre botam outros parecidos para a pessoa atender. E, quando eu vou atender, não falam mais nada”, fala.

“O volume de reclamações e o cumprimento das medidas pelas empresas é continuamente acompanhado, e nesse sentido já também foram firmados diversos compromissos para adequação de conduta, bem como foram bloqueados mais de 700 usuários por infração às normas, além de terem sido instaurados cerca de 24 (vinte e quatro) processos sancionatórios contra prestadoras e usuários dos serviços por indícios de descumprimentos às determinações da Anatel”, disse a Anatel por meio de nota encaminhada pela Assessoria de Imprensa.

A Agência relata que os problemas geraram penalidades. “Dentre os processos instaurados, R$ 28.242.060,60 (vinte e oito milhões, duzentos e quarenta e dois mil, sessenta reais e sessenta centavos) em multas já foram aplicadas”, diz.

Como denunciar?
De acordo com Laryssa Ribeiro, o consumidor pode denunciar por meio de dois métodos:

1º – Em um primeiro momento, o consumidor pode registrar a denúncia através de um link que a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) disponibiliza para cessar a importunação, o “denuncia-telemarketing.mj.gov.br”;

2º – Procurar o Procon para abertura de um processo administrativo para resolução da questão.

“No primeiro caso, o consumidor preenche o formulário eletrônico – com a data, o número de origem da chamada, o DDD e nome do atendente de telemarketing que está fazendo a importunação [se tiver] – para saber se realmente tem permissão de oferta do produto e serviço”, disse a servidora.
Também há como resolver o problema registrando a denúncia de forma presencial na sede do Procon. Nesse caso, o consumidor “tem que nos identificar quem é essa empresa que liga. Vamos falar aqui de empresas telefônicas que perturbam muito com essa oferta de serviço. Tem que se identificar. Foi Tim? Foi claro? E aí a gente consegue procurar o CNPJ dessa empresa para que o consumidor diga”, fala Laryssa. “A gente orientaria ao consumidor vindo aqui, por exemplo, tirar um print da tela com todos esses números”, complementa apontando isso como uma forma de gerar uma prova para se colocar no processo.

Confira as últimas notícias e atualizações do Rio Grande do Norte no Blog Alex de Olho nas Notícias. Com sede em Carnaubais, Alex traz para você o melhor das notícias locais desde 2018. Nosso compromisso é com o jornalismo verdadeiro, ético e responsável. Além disso, nosso portal é interativo, dando voz aos leitores.”

Continue lendo
Anúncio
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

famosos

Gracyanne Barbosa pelada na net.

Published

on

Atendendo a pedidos dos seguidores, Gracyanne Barbosa entrou para uma plataforma de conteúdo adulto. Nesta segunda-feira (22/7), a influencer fitness publicou um vídeo contando a novidade.

“Vocês me mandavam mensagem pedindo, mas eu tinha muita dúvida se queria ou não. Vocês não vão se arrepender de ter esperado esse tempo todo. Já tem um pouquinho lá e essa semana eu vou lançar coisas ainda mais calientes”, declarou Gracyanne.

Para ter acesso ao conteúdo postado por Gracyanne Barbosa, os interessados precisam desenbolsar uma assinatura de R$ 69,90.

“Cheguei livre, leve, solta e pronta para aprontar! Quero me conectar com esse meu lado mais sensual e entender também o que você gostaria de ver por aqui. Vai rolar muito do meu dia a dia, muito dos meus treinos, viagens e jobs, muito pole dance também”, descreveu a influencer, na bio do perfil.

Continue lendo

famosos

‘Hoje eu agradeço…’ na Globo, Eliana expõe momento delicado que a afastou do SBT e foi substituída por Patrícia Abravanel

Published

on

Foto: © Reprodução, TV Globo

Eliana é oficialmente uma contratada da TV Globo e, enquanto ainda não estreia os programas anunciados para ela na rede da emissora, a apresentadora concedeu uma nova entrevista para o ‘Fantástico‘, onde aborda novos detalhes de sua vida pessoal e um momento delicado que a afastou doSBT.

Em conversa com a jornalista Renata Capucci, que foi ao ar na noite do domingo (07), Eliana se emocionou ao comentar a gravidez de Manuela, em 2017, quando sofreu complicações devido ao descolamento de sua placenta.

Também mãe de Arthur, seu primogênito e fruto do antigo relacionamento com João Marcello Bôscoli, Eliana precisou passar por uma cerclagem em sua gestação. A cirurgia é realizada em gestantes para evitar o parto prematuro e a deixou afastada do seu extinto programa do SBT por 5 meses, período em que foi substituída por Patrícia Abravanel .

“Pela primeira vez, em muitos anos ininterruptos, eu precisei parar tudo. Foram cinco meses hospitalizada, sem saber onde a gente ia chegar. Fiz cerclagem para segurar a neném e depois eu tive um descolamento de placenta. Foram dois episódios difíceis, mas de muito aprendizado”, desabafou Eliana, emocionada.

Eliana reflete sobre como episódio mudou sua vida

A gravidez de risco da segunda filha foi um verdadeiro divisor de águas na carreira de Eliana. Ainda durante a conversa com Renata Capucci, a apresentadora, que teve ajuda de Luciano Huck na contratação pela TV Globo, comentou sobre como coisas simples são importantes hoje em dia:

“Eu ficava num quarto aonde não batia esse sol que está batendo aqui. E ele tinha um horário de cinco minutos só para bater em cima da minha cama, que era um facho de luz. Hoje, mais do que nunca, eu agradeço cada sol que entra pela janela, a possibilidade de pisar numa areia, numa grama, estar em contato com a natureza… E, mais do que isso, agradecer à família que eu consegui construir”, encerrou.

Purepeople.br

Continue lendo

famosos

Morre filho de Zé vaqueiro aos 11 meses

Published

on

Zé Vaqueiro anunciou, nas redes sociais, na madrugada desta terça-feira (9/7) a morte do seu filho, Arthur. Ele estava internado desde seu nascimento, em 24 julho de 2023, após ser diagnosticado com a síndrome de Patau, doença genética rara decorrente da síndrome da trissomia do cromossomo 13.
“Deus sabe de todas as coisas, e decidiu que era hora do nosso Arthur se juntar a Ele e descansar. Agradecemos do fundo de nossos corações o amor e as orações que nosso menino recebeu enquanto esteve entre nós”, declarou o cantor e esposa, Ingra Soares, em um comunicado oficial.

No último mês, Arthur chegou a receber alta hospitalar, mas em menos de 24h sofreu uma parada cardíaca e precisou imediatamente voltar para o hospital. Esses episódios de parada, foram recorrentes ao longo do período de internação do bebê. Durante todos os momentos, Zé Vaqueiro e a esposa não perderam as esperanças na recuperação do filho.

Continue lendo

home