Associações LGBTQIA+ cobram R$ 5 milhões de Nikolas na Justiça

A Aliança Nacional LGBTI+ e a ABRAFH (Associação Brasileira de Famílias Homotransafetivas) entrou com uma ACP (Ação Civil Pública) na Vara Cível de Brasília (DF) contra o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) para cobrar R$ 5 milhões em indenização por falas do congressista consideradas transfóbicas.

Em 8 de março deste ano, Ferreira usou uma peruca para ironizar mulheres trans durante discurso em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres, na tribuna da Câmara dos Deputados.

Para as entidades, a fala e a performance do congressista configuram crime de transfobia e “evidente” discurso de ódio, que, de acordo com as instituições, pode incitar violência contra a população LGBTI+ (lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros, interssexuais e mais) no Brasil.

“Discursos como este fomentam a faceta desrespeitosa e criminosa contra transgêneros, incitando esse tipo de discriminação e preconceito, bem como a violência contra a população LGBTI+, além da já conhecida prática de violência política de gênero”, disse.

“TRANSRICO”

Por meio de seu perfil no Twitter, o congressista comentou o documento e afirmou que “não sabe o que é mais engraçado: o valor, o fato de terem passado pano quando foi o Lula ou a preocupação com a minha quantidade de seguidores e likes no documento”.

“Verdades e hipocrisias reveladas rendem bem mesmo, por isso querem censurar”, disse. Em outro tweet, Ferreira afirmou que deve ser “transrico” para acharem que ele tem o valor para pagar a indenização requerida. Leia abaixo os tweets.

Poder360

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *